Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

13 de setembro, 2023

Como o otorrinolaringologista ajuda a dormir melhor

Como o otorrinolaringologista ajuda a dormir melhor

A otorrinolaringologia também é uma especialidade médica que cuida de distúrbios do sono, assim como a neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e pneumologia. E é o trabalho do otorrinolaringologista que você vai conhecer neste post. Vamos falar sobre as partes do corpo que ele cuida e quais distúrbios do sono são tratados por este profissional.

Além disso, você também vai conhecer outros problemas de saúde que o otorrinolaringologia identifica e realiza tratamento, como as famosas rinite e sinusite. Vamos mostrar também como encontrar um profissional especialista em sono. 

+ Leia Mais: A relação entre tireoide e sono 

O que faz o otorrinolaringologista?

O otorrinolaringologista cuida das doenças do ouvido, do nariz e da garganta. Devemos procurar este profissional para tratar de problemas de saúde dessas partes do corpo. O otorrino, como é popularmente conhecido, pode ajudar pessoas que estão sofrendo com:

  • Perda auditiva – este problema de saúde pode ter muitas causas, entre elas acúmulo de cera (cerume) , ruído, envelhecimento e infecções no ouvido;
  • Labirintite – distúrbio que afeta o ouvido interno causando inflamação do labirinto (região interna do ouvido ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo);
  • Otite – é um termo médico para se referir às infecções e inflamações do ouvido;
  • Refluxo laringofaríngeo – doença na qual reflui pelo esôfago até a garganta o ácido produzido pelo estômago;  
  • Rinite – doença que inflama as mucosas (revestimento interno) do nariz. Sua causa pode ser alérgica ou não.
  • Sinusite – inflamação das mucosas dos seios da face, que é uma região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A sinusite costuma da dor de cabeça na área do seio da face mais comprometida;
  • Pólipos nasais – formações carnosas da membrana mucosa nasal que causam congestão e obstrução;
  • Alterações das pregas vocais;
  • Amigdalite – infecção que atinge as amígdalas, órgãos localizados no fundo da garganta que fazem parte do sistema de defesa do organismo;
  • Faringite – inflamação que afeta a faringe, estrutura que fica acima da garganta e é responsável por conectar a boca e o nariz ao resto do sistema digestivo e respiratório;

Existem outras doenças que  o otorrino pode diagnosticar, então se você estiver sentindo algum sintoma em um dos ouvidos ou nos dois, no nariz ou na garganta, deve procurar este profissional para que ele possa examinar e tratar o problema de forma correta.

Quais distúrbios do sono são tratados pelo otorrinolaringologista?

Por cuidar do ouvido, nariz e garganta, o otorrinolaringologista lida com distúrbios do sono que são causados ​​por problemas nessas partes do corpo. Este especialista pode diagnosticar e tratar, por exemplo, apneia do sono e ronco, ambos relacionados ao sistema respiratório.

A apneia do sono é um dos distúrbios do sono mais comuns. Ela é conhecida por episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas superiores enquanto a pessoa dorme. Já o ronco, que tanto pode ser um distúrbio por si só quanto o sintoma de outro problema relacionado ao sono (apneia, por exemplo), tem como causa um estreitamento das vias respiratórias quando a pessoa dorme.

+ Leia Mais: O que é sudorese noturna?

Como o otorrinolaringologista se especializa em sono?

Até o ano de 2011, a certificação para reconhecer otorrinolaringologistas especialistas em sono era feita pela Associação Brasileira do Sono (ABS). Como o sono passou a ser reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) como área de atuação, a sociedade de especialidade médica passou a conferir o título de especialista em sono junto com a AMB.

Para saber se o otorrinolaringologista é certificado em sono, clique aqui. Basta procurar no nome do profissional. E não esqueça de na consulta descrever para ele tudo que você está sentindo. Dessa forma o otorrino conseguirá identificar o problema e para fazer indicar o melhor tratamento. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email