Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

01 de setembro, 2023

Quais são os distúrbios do sono que o pneumologista trata?

Quais são os distúrbios do sono que o pneumologista trata?

Já vimos aqui no blog do Persono que alguns distúrbios do sono afetam diretamente a respiração. É o caso da apneia do sono, um dos problemas mais comuns relacionados a hora de dormir. Para ajudar a diagnosticar e tratar este tipo de problema, uma das especialidades médicas indicadas é o pneumologista. 

Este é mais um post da nossa série sobre profissionais de saúde que cuidam do sono. Você vai conhecer o papel do pneumologista no tratamento de problemas relacionados ao sono. Já falamos por aqui sobre: neurologista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e odontologista.  

O que faz o pneumologista?

O pneumologista é o médico especialista no sistema respiratório. Este profissional atua focado especialmente na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos. 

É ao pneumologista que devemos recorrer quando aparecerem sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse, escarro purulento ou com sangue, dor no tórax. As doenças mais conhecidas tratadas pelos pneumologistas são:

  • Asma – doença que ataca os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (que podem ser descritos como os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões);
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – doença que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração;
  • Tuberculose – doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e que tem como principal sintoma a tosse;
  • Embolia – consiste na obstrução de uma artéria do pulmão pelo acúmulo de material sólido que vem por meio da corrente sanguínea (êmbolo);
  • Pneumonia – é a infecção dos alvéolos do pulmão e tecidos circundantes;
  • Tosse crônica – provocada pela irritação das vias respiratórias, ela se torna crônica quando dura quatro semanas ou mais;
  • Coqueluche – é uma infecção respiratória, que pode ser transmitida. Essa doença é causada por uma bactéria e tem como principal característica crises de tosse seca.

+ Leia Mais: Saúde do coração e sono: dormir bem evita problemas cardiovasculares

Quais distúrbios do sono o pneumologista ajuda a tratar?

O pneumologista também é indicado para tratar distúrbios respiratórios do sono, um grupo de doenças que afetam a respiração enquanto dormimos. São eles:

  • Apneia obstrutiva do sono – conhecida por episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas superiores enquanto dormimos;
  • Ronco (sim, vale lembrar que ele também é um distúrbio do sono) –  ruído que é causado por um estreitamento das vias respiratórias durante o sono;
  • Síndrome de Hipoventilação e Síndromes de Hipoventilação por Obesidade – distúrbio que tem como característica principal uma queda na ventilação (entrada e saída de ar do pulmão).

O tratamento correto destes distúrbios respiratórios é necessário porque eles causam diversos riscos à saúde. A apneia do sono piora a qualidade de vida de quem sofre com ela, colocando a vida da pessoa em risco.  

Já o ronco, além de prejudicar o sono e a produtividade da própria pessoa, pode causar problemas conjugais. Quanto à Síndrome da Hipoventilação por Obesidade, se acompanhada de apneia em pacientes obesos, tem uma taxa de mortalidade de 23% em 18 meses. Com o tratamento adequado, essa taxa cai para 3%.

+ Leia Mais: O que é sudorese noturna

Como o pneumologista se especializa em sono?

A certificação para reconhecer pneumologistas especialistas em sono era feita pela Associação Brasileira do Sono (ABS) até 2011. Naquele ano, o sono passou a ser reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) como área de atuação. 

Desde então, a sociedade de especialidade médica passou a conferir o título de especialista em sono junto com a AMB. No caso dos pneumologistas, é a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Não deixe de procurar um pneumologista em casos de problemas respiratórios. Se você sente suspeita de algum distúrbio do sono que afeta a respiração, marque uma consulta com um especialista nessa área da medicina. É importante compartilhar sua rotina, sintomas e até mesmo o depoimento de quem dorme no mesmo quarto que você. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email