Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

28 de agosto, 2023

O que é sudorese noturna?

O que é sudorese noturna?

O suor é resultado de um processo natural do corpo responsável por ajudar na regulação da temperatura. Nós suamos quando o hipotálamo, região do encéfalo, identifica que estamos aquecidos. É por este motivo que transpiramos, por exemplo, após exercícios físicos. Só que existem pessoas que suam enquanto dorme. Esse fenômeno é conhecido como sudorese noturna ou suor noturno. 

Mas se o suor regula a temperatura do corpo quando ele esquenta e quando dormimos, o corpo está em repouso, por que transpiramos durante o sono? É justamente esta pergunta que vamos responder neste post junto com outras informações que vão fazer você entender mais sobre a sudorese noturna. 

O que é sudorese noturna?

A sudorese noturna nada mais é do que a transpiração em excesso durante o sono. No geral, esse problema é causado por um outro fator, como uma doença ou efeito de medicamentos. As mulheres também podem ter sudorese noturna na fase da menopausa.

É normal suar durante a noite se o quarto estiver muito quente ou se você usar muitos cobertores. Nesse caso, tente deixar o ambiente mais fresco ou diminua a quantidade de roupas de cama que você usa para se cobrir. Não esqueça que a temperatura ideal para dormir varia entre 18° C a 22° C, podendo ser um pouco mais ou um pouco menos. Vai depender de cada pessoa.

A sudorese noturna pode afetar a qualidade do sono. O suor pode causar desconforto não só para quem sofre com o problema. Parceiras e parceiros também podem ficar preocupados e incomodados. 

O que causa a sudorese noturna?

Vez ou outra pode acontecer de você suar dormindo. Vai que você exagerou na quantidade de lençóis, não é mesmo?! Mas existem outros fatores que podem ser responsáveis pela sudorese noturna. E esses precisam de atenção e cuidados:

Menopausa 

A menopausa é um evento fisiológico das mulheres. Todas elas vão passar por ele quando estiverem em torno dos 50 anos. A menopausa representa o marco definitivo do fim do período reprodutivo. Isso significa que acontece a suspensão definitiva dos ciclos menstruais.

Durante esse período da vida, 80% das mulheres sofrem com ondas de calor e suor noturno. Algumas mulheres chegam a passar em torno de 11 anos suando durante o sono. A explicação para esse fenômeno está nas alterações hormonais próprias dessa fase. As mulheres devem procurar ajuda médica para que o sono não seja tão prejudicado.

Os médicos podem sugerir medicamentos. Outras duas formas que as mulheres podem usar para lidar com a sudorese noturna são controlar a temperatura do quarto e uma boa rotina de higiene do sono. 

Problemas hormonais

A sudorese noturna também pode estar ligada a alterações no sistema endócrino, responsável pela liberação de hormônios no nosso corpo. Alguns problemas hormonais que podem nos fazer suar enquanto dormimos são hipertireoidismo e diabetes.  

Nos homens, baixos níveis de testosterona podem causar sudorese noturna. O hipotálamo, responsável pela regulação da temperatura do corpo, também tem relação com o sistema endócrino. Se ele sofre com disfunções, a pessoa também pode suar enquanto dorme.  

Hiperidrose

A sudorese noturna pode ser também um sintoma de hiperidrose, condição que faz a pessoa suar em excesso. Quem sofre com esse problema tem glândulas sudoríparas hiperfuncionantes. As causas da hiperidrose podem ser emocionais, hereditárias ou relacionadas a outras doenças. A hiperidrose tem duas classificações:

  • Hiperidrose primária focal – as pessoas não suam enquanto dormem;
  • Hiperidrose secundária generalizada – sua causa está ligada ao efeito colateral de alguma medicação ou condição médica. Este tipo pode fazer as pessoas sofrerem com suores noturnos.

Apneia do sono 

A apneia do sono também pode ser um fator que desencadeia suores noturnos. Uma pesquisa islandesa concluiu que a prevalência de sudorese noturna frequente foi três vezes maior em pessoas que sofriam com este distúrbio do sono, mas não tratavam, do que na população geral.

Outros fatores

Ansiedade, medicamentos e o uso de álcool e outras drogas, podem causar sudorese noturna. Às vezes pode acontecer de não ser descoberto o motivo pelo qual uma pessoa sua durante o sono.

A sudorese noturna tem tratamento?

Pessoas que suam excessivamente durante o sono devem conversar com o médico. Ele vai investigar a causa da sudorese noturna. Por ser geralmente um sintoma, é possível que o tratamento certo para o problema que a causa faça com que o paciente pare de suar enquanto dorme.

Não deixe de falar para o médico se a sudorese noturna atrapalha seu sono, fazendo com que você acorde durante a noite e se sinta cansado durante o dia. Ele precisa saber a frequência, medicações que você toma e seu histórico de problemas de saúde. Com essas informações, ele vai conseguir ajudar você a dormir melhor.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email