Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
03 de abril, 2024
Aqui no Persono já falamos sobre como o sono protege nosso coração. Mas esse órgão não trabalha sozinho. Junto com os vasos sanguíneos, ele forma o sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório. Sua responsabilidade no organismo é garantir a circulação do sangue no nosso corpo.
E se não dormimos bem, o sistema circulatório é prejudicado! Pesquisas mostram que se não dormimos a quantidade de horas adequadas, corremos o risco de desenvolver doenças capazes de prejudicar nossa circulação! Vamos falar sobre este assunto neste post!
+ Leia Mais: Qual a posição ideal para dormir com dor no pescoço?
O sistema circulatório, ou cardiovascular, é o responsável por fazer o sangue circular pelo corpo. Ele circula por dentro de três tipos de vasos: as veias, as artérias e os capilares. O sangue é responsável por levar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o corpo e eliminar o gás carbônico das células, levando-o para os pulmões.
Diversos fatores devem ser levados em consideração para identificarmos uma boa noite de sono, entre eles:
Para os adultos, é recomendável dormir em torno de 7 a 9 horas por noite. Menos do que isso, pode ser prejudicial para o sistema circulatório, é o que concluem cientistas da Espanha. Eles descobriram que adultos que dormem 6 horas ou menos por dia têm 27% mais chances de desenvolver aterosclerose quando comparados aqueles que dormem entre 7 e 8 horas.
A aterosclerose consiste no acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, responsáveis por levar o sangue oxigenado para outras partes do corpo. Essas obstruções são graves e podem ser fatais. As células do ramo arterial obstruído podem morrer por não receber oxigênio.
Uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias é o colesterol elevado no sangue. O consumo em excesso de gorduras encontradas em alimentos de origem animal, além de produtos ultraprocessados, é uma das razões da alteração dos níveis de colesterol ruim.
A aterosclerose pode levar ao desenvolvimento da doença arterial periférica oclusiva. Esse problema de saúde bloqueia ou estreita uma artéria nas pernas (ou, raramente, nos braços).
Quando o fluxo sanguíneo é reduzido leve ou moderadamente, estas partes do corpo podem parecer quase normais. Quando a redução do fluxo de sangue é grave para um pé, por exemplo, este pode ficar frio. A pele pode parecer ressecada, escamosa, brilhante ou rachada.
Outros problemas causados pela doença são o crescimento anormal das unhas e falta de crescimento dos pelos das pernas. Quando a obstrução da artéria piora, a pessoa pode desenvolver úlceras que não cicatrizam facilmente. A doença também pode levar ao atrofiamento dos músculos e até mesmo morte do tecido por falta de suprimento de sangue (gangrena).
Quem sofre com a doença arterial periférica pode encontrar mais conforto dormindo de lado ou de costas. Existe um “porém”. Se a pessoa sofre de apneia do sono, deve evitar dormir de costas, já que essa não é uma posição recomendada para quem convive com este distúrbio do sono. Se for dormir de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos. Caso durma de costas, mantenha a cabeça elevada e as pernas em uma posição natural para estimular o fluxo sanguíneo.
+ Leia Mais: Qual a quantidade ideal de café por dia?
Se você desconfia de problemas no sistema circulatório, procure um médico angiologista e/ou cirurgião vascular. O cardiologista é o especialista em problemas do coração. Esses profissionais vão investigar possíveis problemas de saúde e indicar o melhor tratamento.
Não deixe de conversar com o médico sobre a qualidade do seu sono.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: