Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
17 de maio, 2024
Dormir ao lado da pessoa que você ama é melhor do que dormir sozinho? Você sente que sua noite de sono é melhor quando está na companhia do seu parceiro ou da sua parceira? Quando comparamos dormir só com dormir acompanhado, a ciência tem muito mais respostas para a primeira situação do que para a segunda.
Só que aqui no Persono fomos atrás de alguns estudos para saber o que acontece com seu sono quando você dorme acompanhado. Afinal, ao redor do mundo é muito comum ver os casais dividindo a mesma cama e com certeza este hábito que faz parte de muitas culturas deve ter algum impacto no nosso descanso.
+ Leia Mais: Para os apaixonados: dormir de conchinha faz mal?
Abraçados, de conchinha, com a cabeça encostada no ombro ou deitada no peito… Independente da posição, tem casais que adoram pegar no sono juntos. E convenhamos: quem não gosta de dormir recebendo um cafuné ou uma massagem? Mas deixando de lado a parte romântica, vamos para a ciência do sono de um casal.
Dormir ao lado da pessoa que você ama faz com que você tenha um tempo total maior de sono e acorde menos durante a noite quando feita uma comparação com pessoas solteiras. Uma pesquisa feita por cientistas europeus e norte-americanos concluiu que pegar no sono ao lado do seu amor também aumenta a quantidade de sono REM.
E, acredite, esse é um grande benefício. Isso porque o sono REM está associado à consolidação das memórias e processamento das emoções. Ou seja, existe a possibilidade de que dormir ao lado da pessoa que você ama pode ajudar no aprendizado e na saúde emocional. Além disso, essa fase do sono também afeta regiões do cérebro que ajudam na nossa interação social.
Dormir com a pessoa amada também está relacionado a níveis mais altos de ocitocina, popularmente conhecida como “hormônio do amor”. Esse hormônio impacta as sensações de prazer sexual, afeto, felicidade e conforto. A ocitocina também é uma aliada da saúde mental. Ela trabalha na regulação de emoções e na diminuição de sintomas de depressão, ansiedade e fobia social.
O coração também é beneficiado pelo aumento de ocitocina gerado pelo carinho do casal. Ela diminui a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Esse efeito, porém, vem com uma observação: ele parece ser maior para mulheres que homens.
Já os homens acabam dormindo mais e acordam mais tarde quando dormem acompanhados, o que pode ser resultado do aumento de percepção de segurança durante o sono deles.
Depois de descobrir as delícias de dormir juntos, precisamos falar sobre as desvantagens. É que a vida a dois tem os seus perrengues, inclusive durante o sono. Dormir lado a lado pode ser um problema se a pessoa que você ama se mexe muito na cama ou sofre com alguns distúrbios do sono como:
+ Leia Mais: Problemas entre o casal podem ser falta de sono
Estes são apenas alguns exemplos de distúrbios que podem interferir na noite de sono de um casal. Outros problemas podem atrapalhar também.
O importante é lembrar que o sono deve ser restaurador, ou seja, sentir cansaço no outro dia é um sinal de que algo está atrapalhando a noite de descanso. Se os problemas de sono do seu parceiro ou da sua parceira são os responsáveis por fazer você dormir mal, peça para ele ou ela procurar um médico especialista em sono.
Boa noite para você e seu amor!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: