Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

07 de outubro, 2022

Problemas entre o casal podem ser falta de sono

Problemas entre o casal podem ser falta de sono

Todo mundo que teve um relacionamento sabe: a vida a dois não é só romance. É normal existir problemas entre o casal. A questão está em como lidar com as adversidades que surgem na relação sem deixar mágoas. Se você perceber que os desentendimentos com a pessoa que você ama andam muito calorosos, procure dormir bem! Isso mesmo que você leu: melhore a qualidade do seu sono.   

Mas atenção! Problemas entre o casal vão existir, quer você durma bem ou não, afinal um relacionamento é formado por pessoas diferentes umas das outras. Só que na hora de lidar com um desentendimento os nervos não vão ficar à flor da pele se você estiver dormindo bem. E quem prova isso é a ciência.

+ Leia Mais: Como perder o medo de dormir sozinho

Como o sono afeta o relacionamento

Se você está tendo desentendimentos na sua relação, leia esse post com a pessoa que você ama. É bem provável que após a leitura, vocês revejam seus hábitos de sono. E não importa quanto tempo de relacionamento você tem.

Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa para entender como as relações conjugais afetam a saúde de uma pessoa. Os participantes do estudo eram casais que tinham entre 3 e 27 anos de relacionamento. A quantidade de horas que eles dormiam variava entre três horas e trinta minutos e nove horas.

Os casais que dormiam menos de sete horas por noite tinham a propensão de serem mais hostis com seus parceiros ou parceiras. Mas esse não foi o único estudo a chegar a essa conclusão. Outra pesquisa feita por cientistas da Universidade de Pittsburgh, também nos Estados Unidos, mostrou associações entre o sono e a interação interpessoal. Dormir bem ajuda o casal a ter um bom convívio e uma boa convivência auxilia a dormir bem.

Os distúrbios do sono também podem se tornar presentes na vida de um dos parceiros ou dos dois. Pessoas que vivem em casamentos mais tensos relatam mais casos de insônia do que pessoas casadas ​​​​e felizes. Além disso, os distúrbios do sono aumentam ao longo do tempo para aqueles que estão em relacionamentos conturbados.

E como é a interação de quem dorme bem? Os casais que tem um sono de qualidade encaram os problemas do relacionamento com mais tranquilidade e até mesmo bom humor.

Problemas entre o casal também afetam o corpo

Os cientistas de Ohio foram mais a fundo na pesquisa para descobrir como os problemas conjugais e a falta de sono podem prejudicar a saúde de uma pessoa. Os participantes do estudo davam amostras de sangue para os pesquisadores antes e depois de se desentender com o cônjuge.

Os cientistas concluíram que problemas entre o casal são mais tóxicos para o corpo quando o sono não é suficiente. Quando o casal dormia menos, ele se tornava propenso a apresentar níveis mais altos de proteínas inflamatórias no sangue após os conflitos. 

Casais com um parceiro que dormia bem tinham menos chances de ter desentendimentos hostis quando comparados a situações nas quais ambos tinham o sono de baixa qualidade. A pesquisa mostrou também que houve redução do impacto da privação de sono em um cônjuge quando o outro dormia o tempo que precisava para ter um sono saudável. 

+ Leia Mais: Quando é a hora de procurar um médico do sono

Divórcio do sono pode ajudar o relacionamento

Melhorar a qualidade do sono pode ser um desafio para alguns casais. Tem gente que dorme mal, por exemplo, porque o parceiro ronca muito. Uma solução para melhorar o descanso e evitar problemas entre o casal pode ser o divórcio do sono.

Essa prática consiste simplesmente em um combinado entre os cônjuges para dormir separadamente. A separação pode ser tanto no horário quanto no ambiente, ou seja, eles ou elas podem dormir em camas, quartos ou até mesmo casas separadas ou em horas diferentes. O objetivo é dormir melhor.

Antes de encerrarmos o assunto, é necessário deixar claro que existe uma diferença muito grande entre problemas enfrentados pelo casal, como discordar sobre a forma de resolver uma determinada situação, e agressão. Violência é crime. No Brasil, existe a Lei Maria da Penha, que pune agressores de mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende a violência contra a mulher como um problema de saúde pública.

Se no seu relacionamento você sofre com agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais ou morais, ou conhece alguém que está enfrentando essa situação, não deixe de procurar as autoridades competentes e fazer uma denúncia.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email