Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
05 de abril, 2024
Você já teve um sonho que te deu uma ideia? Que solucionou algum problema que você estava tentando resolver? Ou que simplesmente te inspirou artisticamente? Se sua resposta foi sim, então você está junto de grandes nomes das ciências e das artes que tiveram ideias que surgiram de sonhos. Muitas delas se tornando grandes obras ou ferramentas para o dia a dia. Confira!
Sabe aquela tabela colorida companheira das aulas de Química que agrupa todos os elementos conhecidos? Ela nasceu de um sonho! Em 1869, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev dormiu sobre a sua mesa. Ao acordar, desenhou a tabela periódica. “Eu vi em um sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente numa folha de papel”, declarou Dmitri.
Frankenstein, livro da escritora Mary Shelley publicado pela primeira vez em 1818, é frequentemente atribuído como o romance que está no marco inicial do gênero ficção científica. A obra conta a história de um cientista que traz de volta a vida um ser formado por partes de cadáveres humanos.
A ideia da obra teria surgido de um pesadelo, de acordo com palavras da própria autora. No prefácio da edição publicada em 1831, Mary Shelley descreveu o que sonhou: “Eu vi – com os olhos fechados, mas com uma visão mental aguda – eu vi o pálido estudante das artes não sagradas ajoelhado ao lado da coisa que ele havia montado. Vi o fantasma hediondo de um homem esticado e, em seguida, com o funcionamento de algum motor potente, mostrar sinais de vida e se mexer com um movimento inquieto e semi vital…”
A banda de rock britânica formada nos anos 60 deixou um legado musical que até hoje é sucesso no mundo todo e influencia diversos artistas. Até mesmo quem não é muito fã da banda, já deve ter escutado Let it Be, Come together, Hey Jude ou outros clássicos, entre eles Yesterday, canção que surgiu de um sonho!
O ano era 1963. O beatle Paul McCartney morava no sótão da casa de sua namorada. Um dia, o cantor e compositor acordou com a melodia de Yesterday na sua cabeça e correu para o piano. Ele ainda ficou na dúvida se a música era originalmente sua e a tocava para alguns colegas para saber se a conheciam. Yesterday se tornou uma das músicas com mais versões no mundo.
Não foi só a Química que se beneficiou com os sonhos, mas a Física também – ou pelo menos é o que dizem por aí. Existe uma história de Albert Einstein, o famoso físico alemão, teria elaborado a sua famosa Teoria da Relatividade a partir de um sonho.
No sonho, ele estava andando por uma fazenda onde encontrou um fazendeiro e um rebanho de vacas encostado em uma cerca elétrica. Quando o fazendeiro ligou a cerca, os animais saltaram repentinamente ao mesmo tempo. Mas essa foi a visão de Einstein. Aos olhos do fazendeiro, que estava do outro lado do campo, as vacas pareciam ter saltado uma depois da outra, como uma espécie de “ola” feita pelas torcidas. Depois desse sonho, teria nascido a Teoria da Relatividade.
Uma invenção que surgiu de um sonho foi a máquina de costura com ponto fixo. O inventor norte-americano Elias Howe sonhou que estava sendo cercado e preparado para ser cozinhado por canibais que agitavam suas lanças. Ao acordar, lembrou-se das lanças, que tinham furos na haste e se moviam para cima e para baixo.
Os sonhos são um conjunto de imagens, sensações e sentimentos que ocorrem durante o sono. Na maioria das vezes, não temos consciência de que eles estão acontecendo.
Apesar da visão (formação de imagens) ser o sentido que mais associamos aos sonhos, eles também podem ter sensações de olfato, paladar, tato e audição. Aqui no Persono temos um post que tira todas as suas dúvidas sobre sonhos.
Boa noite e bons sonhos!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: