Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

06 de outubro, 2023

Como o pediatra pode cuidar do sono das crianças?

Como o pediatra pode cuidar do sono das crianças?

Problemas com o sono não são uma exclusividade dos adultos. Infelizmente, as crianças não estão imunes aos distúrbios do sono. Elas também podem sofrer com insônia, apneia, sonambulismo e tantas outras doenças que nos impedem de dormir bem. Mas o pediatra especialista em sono consegue ajudar as crianças a terem um sono de qualidade. E é sobre a função deste profissional que vamos falar aqui.

Este é mais um post da série sobre especialidades médicas que cuidam do sono. Já falamos sobre neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, pneumologia e otorrinolaringologia. É só clicar em cima de cada uma delas para saber mais sobre como estes especialistas ajudam você a dormir melhor.

+ Leia Mais: Como o otorrinolaringologista ajuda a dormir melhor

O que faz o pediatra? 

A pediatria é uma especialidade da Medicina focada na saúde infantil. O médico pediatra acompanha a criança até a adolescência. Sua função é cuidar para que o crescimento e desenvolvimento de seus pacientes seja saudável. Assim como outras especialidades médicas, o pediatra solicita exames para confirmar ou descartar problemas de saúde nas crianças.

As queixas mais comuns que costumam aparecer nos consultórios de pediatras são tosse, vômitos e dor abdominal. Mas como falamos no início do post, os distúrbios do sono não são exclusividade dos adultos. Eles também são uma queixa frequente no consultório dos pediatras.

De quais distúrbios do sono o pediatra cuida?

Insônia, apneia, paralisia do sono, roncos… Para as crianças, assim como para os adultos, péssimas noites de sono podem significar que elas estejam sofrendo de algum destes distúrbios do sono. Caso elas não tratem o problema que as impede de dormir bem, as consequências impactam desde o crescimento até os estudos.

Péssimas noites de sono podem atrapalhar o aprendizado de vocabulário das crianças. Além disso, pode causar efeitos negativos no humor, nas funções cognitivas e enfraquecer o sistema imunológico. Dormir mal também pode ser um fator que leve à obesidade infantil.

Se o sono não é suficiente, a produção de GH, conhecido como hormônio do crescimento, é baixa. Como ele é responsável por estimular a secreção do hormônio IGF-1, que tem como função a absorção de nutrientes e síntese de proteínas nos ossos e músculos, ao ser produzido em baixa quantidade, não ajuda como deveria no crescimento infantil. 

Então se seu filho apresenta problemas para dormir, você deve procurar o pediatra. Ele pode ajudar a identificar e tratar o distúrbio do sono. Se necessário, o pediatra solicitará o encaminhamento da criança para outra especialidade médica.  

É necessário lembrar que se a criança não dorme bem, o sono dos pais ou responsáveis também pode ser prejudicado. Ela pode ir para o quarto dos adultos ou chamar por eles durante a madrugada, causando um desequilíbrio  no descanso de todos. As consequências durante o dia podem ser várias. Os adultos podem passar a sofrer com alterações no humor, sonolência, entre outros problemas. 

+ Leia Mais: Outubro Rosa: dormir mal aumenta o risco de câncer de mama 

Como o pediatra se especializa em sono?

A certificação para reconhecer pediatras especialistas em sono era feita pela Associação Brasileira do Sono (ABS) até o ano de 2011. Neste mesmo ano, o sono passou a ser reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) como área de atuação. A partir de então, a sociedade de especialidade médica passou a conferir o título de especialista em sono junto com a AMB.

Para saber se o pediatra é certificado em sono, clique aqui. É necessário apenas procurar o nome do profissional. Procure descrever na consulta tudo que a criança pela qual você é responsável está sentindo e todos os sintomas que foram observados. Se as crianças já falam, deixe também que elas se expressem, dizendo ao médico o que incomoda. Dessa forma o pediatra terá mais facilidade em identificar o problema e indicar o melhor tratamento.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email