Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
24 de novembro, 2023
Virar a noite faz mal. Isso é um fato. É que o sono beneficia todas as funções do nosso corpo. Uma noite perdida nos priva desses benefícios. Mas acontece que de vez em quando passamos a noite em claro, principalmente durante a época de festas de fim de ano, durante a qual fazemos várias comemorações. Tudo bem que seja de vez em quando.
E já que você está planejando suas festas, aqui no Persono vamos mostrar algumas dicas que vão ajudar nesse planejamento. Todas elas, claro, focadas em como minimizar os impactos de uma noite sem dormir. Isso mesmo, minimizar. Afinal, nada substitui o sono.
+ Leia Mais: 10 ideias de presentes de Natal para o sono
Passou a noite de Natal conversando com parentes e amigos e ficou acordado até ver o sol nascer no primeiro dia do ano, só que não tem tempo para dormir no dia seguinte? Vai ser difícil, né?! Para amenizar esse sofrimento, confira alguma dicas:
Quer saber mais sobre os efeitos de virar à noite? Falamos sobre eles neste post aqui.
Quem costuma ter presença nas festas de fim de ano são o vinho e o champanhe. Outras bebidas também aparecem, mas aí vai do gosto de cada um. Independente da bebida alcoólica que vai ter no seu fim de ano, não esqueça que elas prejudicam o sono.
Beber perto do horário de dormir pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%. “Ah, mas e aquele soninho que vem depois de um vinhozinho?” Não é sono. É sedação. O álcool tem um efeito sedativo.
Funciona assim: o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir fará um desligamento dos disparos das células cerebrais. É possível achar que isso é sono, mas, ao acordar, você terá a sensação de que não dormiu nada. E realmente: você não dormiu completamente.
E não dá para beber à noite? Sim! Mas se programe bem. Você deve parar de beber por volta de 4 horas antes de dormir. Isso reduz os riscos do álcool afetar o seu sono.
Existem outros prejuízos que o álcool causa ao sono. Falamos sobre eles neste post aqui. E lembre-se sempre: beba com moderação e se for dirigir, não beba.
+ Leia Mais: Como montar uma cama perfeita para as noites de calor
Passou a noite acordado e é o motorista da vez? É bom parar e pensar um pouco em como está o seu cansaço. Dirigir com sono causa mais acidentes que o álcool. Então não custa nada ter como plano B dormir na casa do anfitrião da noite. Ou até mesmo plano A, se você sabe que fica muito cansado após uma noite em claro.
Sono ou cansaço são os motivos responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil. Esse número supera os dados relativos ao consumo de álcool e drogas. Acontece que eles podem ser ainda maiores, afinal em muitos casos a detecção do sono como causa do acidente pode ser difícil.
Quer saber mais sobre sono e direção? É só acessar este post aqui.
E dormir na casa do anfitrião nem é uma má ideia, certo?! Além de garantir sua segurança e uma boa noite de sono, dá para aproveitar no outro dia o que sobrou do jantar. Quem nunca, não é mesmo?
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: