Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

13 de maio, 2024

Qual a relação entre massagem e sono?

Qual a relação entre massagem e sono?

Quem não gosta de receber uma massagem, não é mesmo? Além de relaxante, ela ajuda a aliviar a tensão e o estresse. Mas os benefícios da massagem não são apenas estes. Ela também pode ajudar você a ter um sono melhor. E todo mundo é beneficiado por uma boa massagem, até mesmo as crianças. 

Mas não vá pensando que apenas uma sessão relaxante vai resolver a sua vida. É aqui que entra o termo massagem terapêutica. Para sentir de fato os benefícios, é preciso que ela seja realizada periodicamente. Confira o post para entender melhor sobre a massagem e sua relação com o sono! 

+ Leia Mais: O que é pior: dormir muito ou dormir pouco?

O que é massagem terapêutica?

A massagem envolve a manipulação dos tecidos moles do corpo. Ela vem sendo praticada na maioria das culturas de todo o mundo no decorrer da história da humanidade. A massagem foi uma das primeiras formas que as pessoas encontraram para tentar aliviar dores.

Hoje em dia, digamos que o objetivo ainda segue o mesmo. A massagem terapêutica é usada para ajudar a controlar um problema de saúde ou melhorar o bem-estar. 

Quais são os diferentes tipos de massagem?

Quando usamos o termo “massagem terapêutica” estamos nos referindo a diversas técnicas. Nos países ocidentais, a massagem terapêutica mais comum é chamada de massagem sueca ou clássica. Com esta técnica, o massoterapeuta, profissional que realiza massagem, atinge os músculos com uma combinação de fricção, movimentos de deslizamento e amassamento.

Existem ainda as massagens desportiva e clínica que visam atingir objetivos específicos, como liberação de espasmos musculares, e massagens derivadas de culturas orientais, como Shiatsu e Tuina.

A massagem pode ajudar a melhorar o sono de quem?

A massagem terapêutica pode ajudar pessoas com diferentes tipos de problemas de saúde e em diferentes fases da vida a dormir melhor. A Associação Americana de Massagem Terapêutica lista os seguintes grupos de pessoas que tiveram o sono melhorado por conta dessa forma de terapia:

  • Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Pessoas com transtornos psiquiátricos;
  • Quem sofre com dor lombar;
  • Insones;
  • Pessoas hospitalizadas;
  • Quem já realizou cirurgia cardíaca;
  • Cuidadores de pacientes hospitalizados;
  • Pessoas que sofrem com enxaqueca;
  • Quem tem fibromialgia
  • Pessoas com câncer e paralisia cerebral;
  • Quem tem doença mamária.

Ou seja: a massagem terapêutica é uma grande aliada do sono, que é extremamente necessário para o fortalecimento do sistema imunológico.

Quanto tempo dura um tratamento de massagem terapêutica?

A massagem segue sendo um tema estudado pelos cientistas. É normal que ao comparar estudos vejamos diferentes quantidades de dias e tempo das sessões. Por exemplo, em uma pesquisa com crianças e adolescentes ansiosos foram aplicadas sessões de 30 minutos durante um período de cinco dias.

Já em um estudo realizado com pessoas que sofriam de dores nas mãos, os pacientes receberam quatro sessões na semana. Para saber quantas sessões de massagens você precisa, converse com o seu massoterapeuta. Ele pode indicar a quantidade ideal de dias da semana e a duração de cada sessão. 

+ Leia Mais: Conhecendo os diferentes tipos de insônia

Existe contra-indicação?

Existem raros relatos de efeitos colaterais graves causados por massagem. No geral, as pessoas apresentaram coágulo sanguíneo, lesão nervosa ou fratura óssea. Se você apresenta algum problema de saúde, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar a massagem terapêutica. 

Caso você também sofra com algum distúrbio do sono, ou desconfie que tem algum, é importante procurar um médico especialista em sono. Dessa forma ele pode investigar e descobrir qual o seu problema para dormir e indicar o melhor tratamento. Aproveite para tirar dúvidas com ele sobre o tratamento terapêutico com massagem.

E mesmo que você não tenha problemas para dormir ou alguma outra questão de saúde, não esqueça que a massagem é uma ótima forma de aliviar o estresse, a tensão e a ansiedade do dia a dia.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email