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10 de maio, 2024

O que é pior: dormir muito ou dormir pouco?

O que é pior: dormir muito ou dormir pouco?

A quantidade de horas de sono é sempre um assunto muito popular quando se trata de falar sobre dormir bem. Quantas horas são ideais para mim? O que é dormir muito ou dormir pouco para a minha faixa etária? Ter uma pequena quantidade de horas de sono faz mal? E ter horas a mais?

O que a gente já falou por aqui pelo Persono é que não é possível compensar o sono. Não adianta dormir pouco durante a semana e querer repor essas horas no fim de semana. Para que o sono cumpra sua função, precisamos passar por suas fases (e até mesmo repeti-las) todas as noites.

A essa altura você já concluiu que dormir pouco faz mal e deve estar pensando “então tudo bem dormir muito, já que devemos passar por todas as fases do sono e repetir cada uma delas”. Não é bem assim e você vai descobrir neste post os motivos.

+ Leia Mais: Conhecendo os diferentes tipos de insônia 

O que acontece quando dormimos pouco?

A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que adultos durmam regularmente 7 horas ou mais por noite. Menos do que isso prejudica a nossa saúde. A pouca quantidade de horas de sono está associada a: 

  • Ganho de peso e obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas;
  • Derrame; 
  • Depressão;
  • Comprometimento da função imunológica;
  • Aumento da dor;
  • Comprometimento do desempenho;
  • Aumento de erros e maior risco de acidentes;
  • Aumento do risco de morte. 

Outras faixas etárias também devem procurar dormir a quantidade de horas de sono recomendadas para suas idades. Crianças de 4 a 12 meses devem dormir de 12 a 16 horas, as que estão na faixa etária de 1 a 2 anos devem dormir de 11 a 14 horas e os pequenos de 3 a 5 anos devem ter um sono que dure de 10 a 13 horas. Os cochilos também estão incluídos nesse tempo.

Já as crianças de 6 a 12 anos devem dormir de 9 a 12 horas e os adolescentes de 13 a 18 anos devem ter noites de sono que durem de 8 a 10 horas. 

E dormir muito é ruim? 

Ainda de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, que revisou uma série de estudos científicos para chegar ao intervalo ideal de horas de sono para cada faixa etária, dormir muito pode também ser prejudicial para a saúde para crianças e adolescentes.

Entre os pequenos, um sono muito longo está associado à alterações no apetite e no metabolismo da glicose/insulina. Entre os adolescentes, mais de 10 horas de sono por noite foram associadas a problemas relacionados à saúde mental. 

Entre os adultos, dormir mais de 9 horas por noite regularmente pode ser apropriado para quem está se recuperando de alguma doença. A Academia Americana de Medicina do Sono concluiu que é incerto se dormir mais de 9 horas por noite tem ligação com riscos para a saúde.

+ Leia Mais: Os efeitos do vape no sono

Então pode dormir muito?

Aqui no Persono seguimos as orientações de todas as instituições que são referência quando o assunto é sono. É por este motivo que trazemos as indicações de quantidade de horas de sono da Academia Americana de Medicina do Sono. Mas apesar da instituição ter concluído ser incerto se dormir mais de 9 horas gera problemas de saúde para os adultos, apresentamos algumas pesquisas que falam dos riscos de ficar horas dormindo.

Uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos com mulheres percebeu que tanto aquelas que dormiam menos de 5 horas ou menos por noite quanto as que dormiam 9 horas ou mais apresentaram pior desempenho em testes cerebrais quando comparadas com mulheres que dormiam de 7 a 8 horas por noite.

Já um estudo britânico conseguiu ver a relação entre quantidade de horas de sono, a saúde do coração e mortalidade. Os pesquisadores descobriram que dormir 9 horas, por exemplo, leva a um risco 14% maior de morte, enquanto 10 horas acarreta um risco 30% maior. A má qualidade também está associada a um risco 44% maior de doença coronariana

Por fim, uma terceira pesquisa realizada por cientistas noruegueses concluiu que dormir muito pode aumentar o risco de infecção. Quem dorme pouco também não ficou de fora. A pesquisa chegou ao resultado de que o risco de sofrer com uma infecção é 27% maior em quem dorme menos de 6 horas e 44% maior em quem dorme 9 horas, quando comparados com pessoas que dormem entre 7 e 8 horas.

A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que se dormir muito ou pouco está sendo uma preocupação, você deve procurar um médico.

Boa noite!

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