Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

27 de maio, 2024

As 6 posições de dormir mais comuns entre os casais (e o que elas podem significar)

As 6 posições de dormir mais comuns entre os casais (e o que elas podem significar)

Quem vive ou já viveu um relacionamento sabe que o sono também pode passar a ser um momento prazeroso para o casal. É que as posições de dormir para casais conseguem transmitir afeto e aumentar a intimidade entre ambos. É o caso para quem dorme de conchinha, por exemplo. 

Mas nem tudo é romance. Existem posições de dormir para casais que também podem dar margem para interpretamos que houve um desentendimento. Quando você dorme de costas e distante da pessoa amada é um exemplo. Ou simplesmente pode significar que o casal está com calor e dormir abraçados naquele momento seria muito incômodo.   

Independente do motivo pelo qual você pegou no sono em determinada posição com a pessoa que você ama, vamos mostrar neste post as posições de dormir comuns para casais.

Dormir de conchinha

A clássica posição de conchinha é uma das favoritas entre os casais. Nela, um parceiro se encaixa atrás do outro, com os corpos curvados em concha. Essa posição não só é reconfortante, mas também promove o contato físico, liberando hormônios do bem-estar, como a ocitocina. Para otimizar o conforto, é importante que ambos os parceiros encontrem uma posição confortável para os braços e pernas, evitando dormência e desconforto durante a noite.

Entrelaçados

Esta é uma posição que pode ser um indicativo de bastante intimidade, já que o casal dorme olhando um para o rosto do outro com os braços e pernas entrelaçados. Cerca de 8% dos casais dormem assim, mas 10 minutos depois, eles se separam. Isso acontece porque esta posição tende a ser incômoda para os braços e pernas com o passar da noite.

Cabeça no ombro

Nessa posição, uma pessoa fica deitada de costas com o braço envolta da que apoia a cabeça no ombro. Assim como a conchinha, esta posição reflete proteção e paixão. E como há o toque pele a pele, ela também pode liberar oxitocina, o hormônio do amor.

Cara a cara

Nesta posição, o casal fica de frente um para o outro, mas a alguns centímetros de distância ou com algumas partes do corpo se tocando. Ela pode ser incômoda para quem prefere dormir de costas ou de bruços. 

De costas e afastados

Nessa posição, os dois membros do casal deitam-se de lado, mas voltados para direções opostas. Os corpos podem se tocar ou não. Apesar de não estarem virados um para o outro, dormir de costas não necessariamente significa problemas no relacionamento. Pode significar, na verdade, priorização de conforto.

Posição de estrela do mar

Na posição de estrela do mar, um parceiro se estende horizontalmente na cama, enquanto o outro ocupa o restante do espaço. Embora essa posição possa proporcionar liberdade de movimento e conforto individual, é importante garantir que o parceiro que se estende não ocupe todo o espaço, deixando espaço suficiente para o outro dormir confortavelmente.

Existe uma posição ideal para dormir?

É importante lembrar que antes de qualquer coisa, o sono precisa ser restaurador. E isso não muda para os casais. Dormir bem é essencial para a manutenção de uma vida saudável. É por este motivo que se a posição que você dorme com a pessoa que você ama atrapalha seu descanso, então está na hora de tentar uma nova. 

Converse com ele ou ela para saber como você dois podem dormir de um jeito que seja confortável para ambos. Lembre-se que a falta de sono pode afetar inclusive o relacionamento, aumentando as chances de você ficar mais hostil com seu parceiro ou sua parceira. Então prezar por boas noites de sono é tão importante quanto prezar pelo afeto e a intimidade.

Boa noite para os dois!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email