Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

07 de junho, 2024

Viagens, álcool e cochilo: uma combinação para se evitar

Viagens, álcool e cochilo: uma combinação para se evitar

De férias ou para ir a um compromisso, as viagens de avião permitem algumas distrações. Os passageiros podem ler um livro, comer, assistir filmes ou séries, beber uma dose de alguma bebida alcoólica, tirar um cochilo… . Nas viagens mais longas, parece que dá para se distrair com todas essas atividades e ainda sobra tempo. Mas tem uma combinação de duas delas que não cai bem: álcool e cochilo.

É que uma série de fatores fazem com que as bebidas alcoólicas prejudiquem o sono. Só que esse não é o único fator que pode prejudicar o seu descanso durante as viagens. Existem diversos outros. Neste post vamos falar sobre algumas das dificuldades para dormir causadas pelas viagens.     

Álcool e cochilo: cuidado para não perder a viagem e a saúde

Beber alguma coisa durante os voos é um hábito comum para quem gosta de umas doses. Além disso, tem gente que acredita que algumas bebidas alcoólicas podem ajudar a pegar no sono, crença que já desmentimos por aqui. Mas um estudo alemão alerta para a combinação álcool e cochilos durante o voo. 

Nos aviões, a pressão do ar e os níveis de oxigênio são mais baixos. O sono nas alturas também influencia na queda da saturação de oxigênio. E o que acontece se você beber e cochilar? A queda na saturação de oxigênio no sangue é ainda mais intensa. Além disso, há um aumento da frequência cardíaca e redução do sono profundo.

Vale lembrar que o álcool é uma espécie de sedativo. Consumir bebidas alcoólicas antes de dormir vai causar um desligamento dos disparos das células cerebrais. Dá para achar que isso é sono. Só que na hora de acordar, você terá a sensação de que não dormiu nada. E sim, você não dormiu completamente.

O estudo que analisou o combo viagens de avião, álcool e cochilo percebeu que todas as pessoas foram afetadas por essa combinação, inclusive os jovens e saudáveis. E o que beber? A resposta é simples: água. O ar seco nas cabines dos aviões pode nos desidratar, o que contribui para um desconforto que tem a capacidade de nos manter acordados.

Dicas para suas viagens não serem desconfortáveis

Existem algumas dicas que você pode seguir para realizar uma boa viagem. Além de se hidratar bem, tente se alimentar de forma saudável. Evite comidas salgadas, gordurosas e altamente processadas. Uma alimentação pesada prejudica o descanso.

Se seu voo durar muitas horas, procure se exercitar. Levante-se e se movimente. Exercícios ajudam a dormir bem. Se o voo for durante a hora do seu descanso, então tente relaxar e dormir. Caso não seja, evite alterar seus horários de sono com bebidas estimulantes, como o café, ou depressoras, como o álcool.  

Jet lag: o inimigo do sono nas viagens

Chegar ao destino final das viagens não significa que o sono será de qualidade. Quem cruza de avião no mínimo três fusos horários, pode acabar sofrendo com o jet lag. Este distúrbio do sono temporário (ele passa quando nos adaptamos ao novo fuso) gera dificuldade de começar a dormir ou se manter dormindo, sonolência excessiva e diminuição do alerta diurno. 

O jet lag ocorre quando o ritmo circadiano de uma pessoa está incompatível com a hora do dia do novo fuso horário. A prática da higiene do sono pode amenizar os impactos causados por este distúrbio. Dias antes de embarcar procure dormir bem (que deve ser uma prioridade sempre), alimentar-se bem, tomar sol pela manhã, dormir no escuro, amenizar a cafeína e evitar o álcool.

Agora que você já sabe como viajar sem prejudicar o sono, que tal arrumar as malas e embarcar para o próximo destino? 

Boa viagem! E lembre-se: se viajar, não beba!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email