Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
08 de novembro, 2023
Para aliviar o calor dos dias quentes, nada como pegar uma praia ou dar um mergulho na piscina. Mas e na hora de dormir? Como pegar no sono no calor? A resposta para estas perguntas não está apenas no tecido do pijama que você veste ou se o seu quarto tem ventilador ou ar-condicionado.
A roupa de cama é também uma aliada dos dias quentes. Isso mesmo! Os lençóis não existem apenas para aquecer. Os tecidos certos vão ajudar você a ter boas noites de sono nas noites mais quentes do ano. E quais são eles? Neste post vamos mostrar em quais tecidos você deve investir para sobreviver ao calor durante a noite.
As roupas de cama podem ser fabricadas com tecidos naturais, sintéticos ou os dois. Para sobreviver às noites quentes, o ideal é usar na sua cama os lençóis feitos de tecidos naturais. Eles são mais respiráveis, absorvem bem o calor e ajudam a manter o frescor. Quando as temperaturas aumentarem invista então em tecidos de:
O ideal é que a troca e lavagem das roupas de cama aconteça semanalmente, mas quando as temperaturas sobem, esse período deve ser reduzido. No calor, troque e lave suas roupas de cama a cada 3 ou 4 dias. Siga sempre as instruções de lavagem que estão na etiqueta
Mantas e edredons são essenciais para os dias mais frios, além de adicionarem um charme a mais na cama. Só que essas peças não combinam com o calor, então o que fazer com elas durante as noites quentes? Guardá-las é a resposta óbvia que você deve ter pensado. E é isso mesmo. Mas você sabe guardar suas peças de cama?
Primeiro, separe um espaço apenas para suas peças de cama. Fica mais fácil encontrá-las quando precisar mudar o jogo de cama ou guardá-las. Além disso, esse cantinho ajuda a manter o cheirinho delas sem misturar com o aroma de peças de roupa, por exemplo.
Como edredons e mantas são peças volumosas, o ideal é que sejam colocados dentro de um organizador de roupas de cama, ajudando-os a ficar mais compactos. Além disso, as peças também ficam protegidas de poeira enquanto não estiverem sendo usadas.
Temperatura do ideal do quarto para pegar no sono no calor
A temperatura ideal para dormir é entre 18° C a 22° C, mas pode ser um pouco mais ou um pouco menos (vai variar de acordo com cada pessoa). E não é por uma questão de conforto. O motivo é biológico também!
Por volta de duas horas antes da hora de dormir, nosso corpo começa de maneira lenta a perder temperatura. Este processo acontece em paralelo com a liberação da melatonina, o hormônio do sono, e enquanto dormimos, nosso corpo fica mais frio. Ele volta a aquecer quando vai amanhecendo, preparando-se para despertar.
Consequências de pegar no sono no calor
Se a temperatura no quarto é alta, fica difícil pegar no sono, se manter dormindo e ter um descanso de qualidade. Além de tudo isso, os estágios do sono ficam desequilibrados. Com a temperatura do corpo alta, acontece uma queda no sono de ondas lentas, que é o responsável pela revigoração física. Conclusão: evitar o calor no quarto não é só uma questão de preferência pelo frio.
Um ambiente quente também pode diminuir o tempo de sono REM, o que impacta de forma negativa a memória e o sistema imunológico, gerar desidratação por meio do suor noturno e atrapalhar a termorregulação do corpo, que é o que vai dificultar tanto o início do sono quanto a sua qualidade.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: