Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
20 de setembro, 2023
Já navegou pelos sites da Santista, ARTEX ou mmartan e ficou sem saber que tipo de lençol escolher por não entender nada sobre jogos de cama? Este post é o fim dos seus problemas. Aqui no nosso glossário de lençóis vamos contar o que significa a quantidade de fios de um jogo de cama, explicar as diferenças entre os tipos de tecidos, esclarecer o que são fibras e mais. Confira!
Saber a medida da sua cama é necessário porque vai definir quais os tamanhos dos lençóis que serão comprados para forrar ela. Veja abaixo o nome de cada modelo e as medidas:
Encontrar jogos de lençóis para sua cama é fácil. Eles têm o mesmo nome que os tipos de camas. Na prática: se sua cama é Queen, você deve procurar por jogos de lençóis que tenham escrito Queen na embalagem. Caso você não encontre esta referência, procure pelas medidas.
Agora que você já sabe qual o tamanho certo, é hora de escolher as características do seu jogo de cama. Para começar, decida que tipo de fibra você deseja. Elas são a matéria-prima para os tecidos. As fibras naturais mais comuns são algodão, linho e seda. Existem também fibras sintéticas, como o poliéster (que muitas vezes é misturado com fibras naturais).
Algodão – quer acertar na escolha do jogo de cama? Aposte na fibra de algodão. Por ser natural, após seu processo de tratamento, ele não causa alergias nem irritações na pele.
Linho – para quem mora em lugares mais quentes, lençóis de linho são uma ótima opção. Essa fibra absorve facilmente a umidade, deixando nosso corpo com uma sensação de frescor.
Seda – versátil, esta fibra de origem animal rende produtos que ficam quentes no inverno e frescos no verão. A seda também é elegante. Os tecidos resultantes dessa matéria-prima costumam ser brilhantes e finos.
Poliéster – indicada para os dias mais frios, por conservar o calor do corpo, esta fibra não é natural. Apesar de sintético, o poliéster é muito comum de ser encontrado entre os jogos de cama.
As fibras são a matéria-prima para os tecidos. Depois de passar por todo um processo de produção, elas chegam ao formato que conhecemos: lençóis, mantas e edredons, por exemplo. Alguns tecidos têm o mesmo nome das fibras que o compõem, é o caso do algodão, linho e seda. Já outros podem ter outros nomes além de variar a matéria-prima. Conheça os principais tecidos para lençóis!
Percal – macio, resistente e fácil de cuidar: estas são algumas das características deste tecido, feito de algodão. O percal é indicado para quem sente calor durante a noite. A alta durabilidade deste tecido também é outro destaque entre suas características.
Cetim – liso e brilhante: assim pode ser definido esse tecido. Produzido a partir do algodão ou da seda, o cetim é uma boa opção para qualquer época do ano. E ele ainda ajuda se você usa produtos de beleza. As fronhas de cetim tendem a absorver a hidratação do seu cabelo e evitar o frizz e a queda. Já produtos para a pele não são absorvidos facilmente por essa fibra.
Algodão egípicio – sim, é isso mesmo que você deve ter deduzido: este tecido vem direto do Egito. Acontece que lá a falta de chuvas e sol forte resultam em um algodão de extrema qualidade. Lençóis feitos de algodão egípcio ajudam a manter o frescor e são super resistentes.
Microfibra – muito utilizado para fazer mantas e edredons, este tecido é ideal para baixas temperaturas. A microfibra favorece a troca térmica entre a fibra e seu corpo, esquentando sem exageros. Ela também é fácil de lavar e seca rápido.
180, 300, 400, 600 fios… Quem já foi atrás de um jogo de cama deve ter esbarrado com essa informação na embalagem. Mas o que ela significa? É muito simples. Esse número é referente a quantidade de fios que existe em um espaço de 2,5 cm na horizontal somada a quantidade de fios que existe em um espaço de 2,5 cm na vertical. Quanto mais fios nesse espaço, mais eles são finos e quanto mais finos, melhor a qualidade do fio.
Agora que você já sabe tudo sobre lençóis, chegou a hora de escolher o seu jogo de cama. Uma última dica: sempre obedeça às instruções de lavagem. Lençóis de boa qualidade não são danificados quando são lavados.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: