Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

21 de fevereiro, 2024

Como evitar as cãibras

Como evitar as cãibras

As cãibras chegam de surpresa, não importa o que você esteja fazendo. Tem gente que é pego desprevenido no meio dos exercícios físicos. Alguns sofrem com elas mesmo na hora do descanso. E aí vem a dúvida: o que fazer? Ou melhor: como prevenir essa surpresa tão desagradável?

A boa notícia é que as cãibras são passageiras e que é possível amenizar a dor quando ela surge. A parte ruim é que não dá para saber exatamente se ou quando elas vão aparecer e é por este motivo que você deve se prevenir. Neste post você vai saber o que fazer para evitar ao máximo o surgimento desse problema muscular.   

O que são cãibras

As cãibras são contrações fortes, dolorosas e involuntárias no músculo (ou em um grupo de músculos) que podem durar de alguns segundos até minutos. Ela é uma forma do corpo sinalizar que está:

  • Desidratado;
  • Sentindo falta de de algum nutriente;
  • Com algum músculo sendo usado excessivamente.

Os músculos que costumam ser os mais afetados são panturrilhas (a famosa batata da perna), pés, músculos anteriores e posteriores da coxa, abdômen, mãos e pescoço. As cãibras podem ser

  • Benignas na perna que ocorrem sem motivo conhecido, geralmente à noite;
  • Musculares associadas ao exercício (durante ou logo após a atividade física).

As cãibras musculares costumam acontecer em pessoas saudáveis, de meia-idade e mais velhas, mas os jovens também podem sofrer com elas.

O que fazer quando a cãibra atacar?

A recomendação para lidar com a cãibra é muito simples. Não faça exercícios com o músculo ou contrações. É preciso relaxá-lo. Massageie o músculo delicadamente fazendo movimentos circulares.

Você também pode esticá-lo de forma suave até sua tolerância. Essa medida vai ajudar a relaxar o músculo e a aliviar a contração descontrolada. Lembre-se também que a maioria das cãibras passam sem você fazer nada.

Como prevenir as cãibras

Ninguém gosta de ser pego de surpresa com dores no corpo. No caso da cãibra, para prevenir que ela apareça, você deve:

  • Manter-se hidratado;
  • Alimentar-se bem, principalmente com alimentos ricos em magnésio e potássio;
  • Alongar-se antes de praticar atividades físicas;
  • Respeitar os limites do próprio corpo na hora dos exercícios físicos. 

A prevenção não significa que as cãibras não possam acontecer, mas ajudam a diminuir as chances dessa dor repentina atrapalhar suas atividades. 

O que são cãibras noturnas

As cãibras também podem acontecer enquanto dormimos. Nesse caso, elas são classificadas como um dos Distúrbios do Movimento Relacionados ao Sono, junto com a Síndrome das Pernas Inquietas e o distúrbio do movimento periódico dos membros. As cãibras noturnas, como é chamado esse problema de saúde, também são repentinas e causam o mesmo tipo de dor que as cãibras que surgem quando estamos acordados.  

A International Classification of Sleep Disorders (ICSD), define as cãibras noturnas como “sensações dolorosas de tensão ou aperto muscular que usualmente ocorre na panturrilha mas pode chegar ao pé e acontece durante um episódio de sono”.

Quando procurar um médico

Se suas cãibras são acompanhadas de fraqueza súbita, perda de sensibilidade ou perda de líquidos (por vômito, diarreia ou sudorese excessiva, por exemplo), você deve procurar um médico. O profissional fará perguntas para ajudar a descobrir o que pode estar causando essas dores e contrações musculares. Existem diversas possibilidades como gravidez, hipotireoidismo ou doença nervosa.

Caso uma doença seja a causadora das cãibras, o médico vai buscar realizar o tratamento dela. Já as cãibras noturnas, na maioria das vezes, não tem uma causa definida, mas em alguns casos podem indicar doença cardiovascular, cirrose, doença renal, osteoartrite, estreitamento do canal espinhal, danos nos nervos das pernas e distúrbios de circulação. Se você sofre com esse distúrbio, converse com um médico especialista em sono.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email