Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

13 de novembro, 2023

Cãibras noturnas: o que são e como tratar

Cãibras noturnas: o que são e como tratar

As cãibras noturnas fazem parte dos Distúrbios do Movimento Relacionados ao Sono junto com a Síndrome das Pernas Inquietas e o distúrbio do movimento periódico dos membros. Estes distúrbios têm como característica em comum movimentos repetitivos e geralmente simples que atrapalham a qualidade do sono. 

No caso da Síndrome das Pernas Inquietas, por exemplo, a pessoa sente uma vontade quase irresistível de mexer os membros inferiores. Já quem sofre do distúrbio do movimento periódico dos membros é caracterizado por episódios periódicos e repetitivos de espasmos ou pontapés. Além dos membros inferiores, as pessoas podem mexer os superiores.

O que são cãibras?

Do nada, você sente uma contração forte, dolorosa e involuntária no músculo. Essa sensação desagradável pode durar de alguns segundos até minutos. É a famosa cãibra. Quando acontece, ela também pode afetar mais de um músculo ao mesmo tempo. As cãibras são uma maneira do corpo sinalizar:

  • Desidratação;
  • Falta de algum nutriente;
  • Uso excessivo do músculo.

Panturrilhas (a famosa batata da perna), pés, músculos anteriores e posteriores da coxa, abdômen, mãos e pescoço costumam ser os músculos mais afetados. Alongamento antes e depois da realização de exercícios físicos e hidratação antes, durante e depois das atividades físicas ajudam a evitar cãibras. Evitar os exercícios em dias muito quentes também pode fazer com que as cãibras não apareçam.

+ Leia Mais: Por que nos espreguiçamos quando acordamos?

O que são as cãibras noturnas?

A cãibra noturna é quando esse mesmo problema ocorre enquanto estamos dormindo à noite. A International Classification of Sleep Disorders (ICSD), define as cãibras noturnas como “sensações dolorosas de tensão ou aperto muscular que usualmente ocorre na panturrilha mas pode chegar ao pé e acontece durante um episódio de sono”.

A contração involuntária e dolorosa dos músculos é um problema relativamente comum. A maioria das pessoas que chegou aos 50 anos sofreu ao menos um episódio de cãibra no decorrer da vida e pelo menos 37% da população adulta já sofreu de cãibra noturna.

Identificando as cãibras noturnas

É possível que as cãibras noturnas sejam confundidas com a síndrome das pernas inquietas porque as duas causam desconforto nas pernas. Só que existem alguns critérios para diferenciar as duas. Essas características são usadas para identificar as cãibras noturnas. São elas:

  • Dor intensa; 
  • Período de duração da cãibra de segundos até no máximo 10 minutos;
  • Localização na panturrilha ou no pé;
  • Localização raramente na coxa ou isquiotibiais; 
  • Dor persistente subsequente; 
  • Perturbação do sono e angústia.

Já a síndrome das pernas inquietas tem como uma de suas principais características causar o desejo ou necessidade de mover as pernas durante o sono.

Causas das cãibras noturnas e tratamento

As causas das cãibras noturnas costumam ser fadiga muscular, problemas nos nervos, deficiência de vitaminas, ou até mesmo o resultado de alguma atividade física feita durante o dia. Alguns tipos de medicamentos ou condições médicas também causam cãibras. 

Pesquisadores franceses e suíços encontraram uma relação entre o consumo de álcool e cãibras noturnas nas pernas de pacientes com mais de 60 anos.

Leia mais: 10 motivos que nos fazem perder o sono

O tratamento é simples. Alongamento ou yoga antes de dormir pode auxiliar na redução da frequência e intensidade das cãibras noturnas nas pernas. Um tratamento de seis semanas já é capaz de mostrar resultados. Durante a cãibra, alongar a panturrilha ou o pé pode ajudar a aliviar mais rapidamente a dor. Massageamento da região e aplicação de terapia de calor são outras formas de tratar o problema.

Caso as cãibras sejam causadas por outra condição médica, o tratamento desta alivia o problema. Procure um médico caso elas não desapareçam com alterações no estilo de vida ou na dieta. Na maioria dos casos, a causa das cãibras noturnas nas pernas é desconhecida, mas em alguns casos podem indicar uma doença subjacente mais grave, como:

  • Doença cardiovascular
  • Cirrose
  • Doença renal
  • Osteoartrite
  • Estreitamento do canal espinhal
  • Danos nos nervos das pernas
  • Distúrbios de circulação

O médico pode ajudar a identificar as possíveis causas e indicar o melhor tratamento.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email