Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
15 de abril, 2024
A paralisia do sono é um distúrbio do sono capaz de gerar medo nas pessoas. Isso acontece porque ela é frequentemente acompanhada de alucinações, que podem ser divididas em três grupos: incubus, intrusos e vestibular-motoras. Cada uma delas passam diferentes sensações.
Quem já teve um episódio de paralisia do sono sabe como não é nada agradável. As alucinações tornam a experiência ainda mais assustadora. Mas você sabia que tem uma delas que não causa medo? Neste post vamos falar mais sobre as alucinações relacionadas ao sono que ocorrem em episódios de paralisia do sono.
A paralisia do sono acontece no momento que há a retomada da consciência ao mesmo tempo que ocorre a atonia muscular, que é uma “paralisação” temporária dos músculos. Ela acontece durante o sono REM e evita a realização de movimentos bruscos enquanto sonhamos. Nas situações de paralisia do sono, a atonia acontece fora do sono REM, o que não é o convencional.
Sensação de sufocamento ou de que uma pessoa está no quarto. Ou até mesmo uma sensação positiva. Os episódios de paralisia podem nos surpreender com alucinações consideradas bizarras que se dividem em três categorias:
As alucinações de intrusos e incubus podem ocorrer ao mesmo tempo e são acompanhadas de medo. Como falamos no começo do post, existem também as alucinações que não geram pavor. É o caso das alucinações vestibular-motoras. Elas passam sensações mais positivas, envolvendo sentimentos de êxtase.
Os episódios de paralisia do sono não são necessariamente acompanhados de alucinações. Os cientistas não sabem exatamente a causa exata das alucinações, mas existe a hipótese de que elas são resultado de sensações oníricas que continuam na vida desperta.
A paralisia do sono não é apenas acompanhada de alucinações. Outras características desse distúrbio do sono são:
Enfermidades psiquiátricas são consideradas fator de risco para paralisia do sono, assim como ansiedade, consumo de álcool, traumas e histórico familiar.
Hábitos de sono irregulares, privação do sono e outras parassonias também indicam uma tendência ao desenvolvimento de episódios recorrentes. Os episódios isolados costumam acontecer em momentos de trabalho por turnos ou em mudanças de fuso horário repentinas (jet lag).
Apesar de todo esse conhecimento sobre a paralisia do sono, ainda não se sabe exatamente o que a causa.
Parassonia é um termo guarda-chuva usado para classificar uma série de distúrbios do sono que tem como característica em comum causar um comportamento anormal durante o sono. A paralisia do sono é um deles. Outras parassonias são:
Para conhecer outras parassonias, veja nosso post completo sobre o assunto aqui.
Se você tem alucinações durante o sono que estão te impedindo de se sentir descansado durante o dia, ou desconfia de que está sofrendo com alguma parassonia, procure um médico especialista em sono.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: