Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

05 de abril, 2023

Medo do escuro: o que fazer na hora de dormir

Medo do escuro: o que fazer na hora de dormir

Quando a gente fala sobre medo do escuro, logo relacionamos este temor às crianças. Mas elas não são as únicas a sofrer na hora de apagar as luzes. Adultos também sentem medo do escuro. Só que temer a escuridão pode gerar alguns problemas na hora de dormir. Você deve estar se perguntando “por quê”?

Acontece que a luz é a principal reguladora da produção de melatonina, o hormônio do sono, no nosso corpo. É por este motivo que é recomendável deixar de lado as telas na hora de dormir, ou seja, nada de celular ou televisão pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama, e manter o quarto escuro. A exposição à luz durante a noite atrapalha a produção de melatonina, afetando diretamente o sono. 

Mas este é só um dos motivos pelo qual você deve dormir no escuro. A luz pode causar outros problemas de saúde. E como vencer o medo do escuro? Segue a leitura que vamos dar as dicas!

+ Leia Mais: Medo de dormir: o que é somnifobia, quais os sintomas e como tratar

Luz na hora de dormir: evite sempre que puder!

Apenas fechar os olhos não é o suficiente para bloquear a luz. A luminosidade pode interferir no sono, tornando-o mais fragmentado. Dormir de luz ou TV acesa também pode afetar nosso peso corporal. Um estudo feito durante 5 anos com mulheres mostrou que as que tinham este hábito eram mais propensas a ganhar 10 quilos ou mais.

Uma outra pesquisa encontrou associação entre a alta exposição à luz artificial em casa e o risco de câncer de mama ou próstata. Outro problema relacionado a luminosidade e sono é o cansaço ocular. Mesmo níveis baixos de luz ambiente durante o descanso noturno foram associados ao cansaço visual, levando as pessoas a sentirem dor, cansaço e desconforto nos olhos, além de maior dificuldade de foco.

Além de todos estes problemas, a luminosidade durante a noite também atrapalha o ciclo circadiano, nosso relógio biológico interno responsável por regular uma série de processos do nosso corpo, entre eles o sono.

Medo do escuro ou nictofobia?

Você leu tudo que a luz pode causar durante o sono, mas mesmo assim ainda não são motivos suficientes para te fazer dormir no quarto escuro? Você pode então sofrer de nictofobia, que é o medo do escuro. Só que aqui precisamos separar o que é sentir medo e sofrer com uma fobia. 

O medo é uma sensação desagradável que pode surgir em diferentes situações. Ele está ligado à percepção de perigo real ou imaginário e ajuda até mesmo em questões de sobrevivência. Pessoas de qualquer idade podem sentir medo. É uma sensação humana como qualquer outra. 

Já a fobia é um medo irracional e desproporcional. A pessoa sente que está em perigo de uma forma muito mais exagerada do que de fato está (ou até mesmo não está sofrendo perigo algum). Além de ataques de pânico, as fobias podem causar ansiedade. 

Com a nictofobia não é diferente. O tratamento indicado são sessões de psicoterapia e medicação. Se a nictofobia for cuidada como deve, o medo do escuro pode até ser controlado, tendo como resultado noites de sono sem iluminação ou com o mínimo de luz.

+ Leia Mais: Longevidade: dormir bem pode te dar mais anos de vida

E o que fazer se tenho medo do escuro?  

Uma pesquisa canadense concluiu que o medo do escuro pode ser um gatilho para insônia. Este é mais um motivo para você cuidar do seu receio da escuridão na hora de dormir. Se você não tem o diagnóstico de nictofobia, mas sente desconforto com as luzes apagadas, então pode seguir algumas dicas para amenizar o impacto da luminosidade no seu sono:

  • Diminua o máximo possível a luz para uma iluminação mais fraca; 
  • Luzes com temporizador podem ser programas para apagar depois que você cair no sono. Dessa forma você não precisa encarar o escuro quando já estiver dormindo; 
  • O mesmo pode ser feito com a TV. Hoje em dia boa parte dos aparelhos de televisão permitem ser programados para desligar em uma determinada hora. Faça uso dessa função;
  • Caso você durma com outra pessoa no quarto e esta pessoa mantenha a luz ou TV ligada, você pode recorrer a um tapa olho para dormir.

Não esqueça: para o sono, o ideal é que o ambiente esteja o mais escuro possível. Não deixe de procurar ajuda médica caso o medo do escuro persista.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email