Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

01 de março, 2024

Ruídos brancos: o que são e como impactam o sono

Ruídos brancos: o que são e como impactam o sono

O barulho é um dos fatores que podem atrapalhar o sono. Só para você ter ideia, um ruído de trânsito normal ou uma conversa em um tom de voz médio (que equivalem a 60 decibéis) aumentam a probabilidade de uma pessoa acordar em 25%. É por este motivo que é recomendável dormir em um ambiente silencioso. Só que existem alguns barulhinhos que ajudam a pegar no sono. É o caso dos ruídos brancos.

Este tipo de barulho consiste em frequências sonoras baixas, médias e altas tocadas juntas na mesma intensidade e de forma randômica. Alguns exemplos de ruídos brancos são o barulho de uma TV ou rádio fora de sintonia, o zumbido do ventilador ou do aspirador de pó. Ainda são necessários mais estudos para entender se esse tipo de barulho ajuda de fato a pegar no sono ou se ele apenas mascara outros incômodos sonoros.

+ Leia Mais: Chá para dar sono: essa bebida realmente ajuda a dormir?

Existem apenas ruídos brancos?

Não! Apesar de muita gente ter o costume de chamar os barulhos para dormir de “ruídos brancos”, existem também os ruídos de outras cores. É o caso dos ruídos rosa, marrom e verde. De maneira geral, o que vai mudar entre eles é a amplitude das ondas sonoras e a frequência. A relação entre as duas é usada para definir a coloração dos barulhos, que compartilham propriedades de suas estruturas com as ondas de luz branca. 

O ruído rosa é mais profundo que o branco. Sons de vento, chuva leve ou correnteza de um rio representam esse tipo de ruído. Já o barulho marrom é ainda mais profundo. Esse ruído é representado, por exemplo, por trovões estrondosos, cachoeiras e chuva pesada. Já o ruído verde imita tons altos e ásperos. Ele também pode ser exemplificado com sons encontrados na natureza, como o barulho do oceano.

Existe ainda o ruído preto, termo usado para descrever a falta de ruídos, ou seja, o silêncio.   

Como o ruído branco age no sono

Os ruídos brancos demonstraram diferentes efeitos em relação ao sono. Em um estudo norte-americano feito com adultos, eles alteraram o tempo que as pessoas passavam em cada fase do sono quando tocados durante a noite. 

O ruído branco se mostrou efetivo na redução da latência do sono. Um estudo feito por cientistas norte-americanos, europeus e brasileiros percebeu que a velocidade dos participantes para dormir diminuiu em 38%. Além disso, quem reclamava de dificuldades para iniciar o sono apresentou melhorias na qualidade do sono com a intervenção do ruído branco.

Um terceiro estudo, feito por pesquisadores ingleses, descobriu que ouvir ruído branco também ajudou os recém-nascidos a adormecer mais rápido. Dos bebês que escutaram esse tipo de som, 80% dormiram em cinco minutos.

+ Leia Mais: Insônia bateu: 6 dicas do que fazer quando não conseguir dormir

Outros sons para dormir

Muitas pessoas gostam de ruídos brancos para dormir. Eles são tão populares que existe uma infinidade de máquinas e aplicativos para smartphones que os reproduzem. Mas também existem outros sons para dormir.

Existem pessoas que curtem deitar na cama e ouvir músicas. A musicoterapia promove a qualidade do sono, alivia a dor e diminui os sintomas de ansiedade. A música também melhora a percepção que uma pessoa tem do seu próprio sono e causa efeitos positivos na latência do sono, duração do sono, eficiência do sono e sonolência.

Tem quem prefira áudios de relaxamento e meditação guiada. Aqui no Persono temos uma série deles no nosso canal do Spotify. A meditação guiada é uma ferramenta auditiva forte para diminuir a latência do sono e melhorar a qualidade do descanso. Os podcasts também são outro formato de áudio que ajudam as pessoas a dormir. 

Lembre-se: se você sentir que o seu sono não é bom mesmo utilizando sons para dormir, procure um médico do sono. Ele vai investigar o que pode estar acontecendo e indicar o melhor tratamento.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email