Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

08 de janeiro, 2024

Como se tornar uma pessoa matinal

Como se tornar uma pessoa matinal

Trabalho, exercícios físicos, estudos, organização do dia, momento de lazer… Não importam os motivos, você precisa acordar mais cedo, mas tem dificuldades. Temos duas notícias para você. A primeira é para que você não se sinta culpado dessa dificuldade, afinal quem determina nossa facilidade de ser ou não uma pessoa matinal é o nosso cronotipo (falaremos um pouco mais sobre ele no post).

A segunda é que nossa rotina também afeta nossa capacidade de acordar cedo ou não. E o que isso significa? Que algumas mudanças de hábitos podem facilitar a mudança de horário do despertar. Neste texto, falaremos justamente sobre que alterações você pode fazer para se tornar uma pessoa mais matinal. 

O que fazer para ser uma pessoa matinal

Os horários estabelecidos para estudos e trabalho não são muito amigáveis para as pessoas que acordam mais tarde. O despertar se torna mais um desafio para um dia já cheio de tarefas. Só que existem algumas dicas capazes de ajudar a amenizar a dificuldade de levantar da cama mais cedo. Tudo que elas vão exigir de você é um pouco de disciplina.

Pratique a higiene do sono

A higiene do sono consiste em uma série de práticas saudáveis que preparam o corpo para o sono e ajudam a dormir melhor. Uma boa rotina de higiene do sono consiste em:

  • Evitar bebidas estimulantes horas antes de dormir. Você não deve consumir  cafeína, por exemplo, pelo menos 6 horas antes de deitar;
  • Evitar cochilos, principalmente perto da hora de dormir. Eles podem atrapalhar o descanso noturno;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Evite alimentos pesados antes de ir para a cama, como frituras e gorduras;
  • Pratique atividades relaxantes.

Tenha hora para dormir e acordar 

O hábito de dormir e acordar sempre nos mesmos horários todos os dias é chamado de regularidade do sono. Essa prática é tão necessária para um sono de qualidade quanto a quantidade de horas de sono indicadas para sua faixa etária. 

A regularidade do sono é um hábito que todo mundo deve seguir, independente de ser uma pessoa matinal ou não, inclusive nos fins de semana, feriados e férias. Ela garante um melhor funcionamento do ritmo circadiano. 

Estabeleça rotinas pela manhã e pela noite

Ao acordar, faça alguma atividade que seja agradável para você. Aproveite também a luz do sol. Ela é uma das melhores e mais naturais doses de energia que você pode ter pela manhã. 

Antes de dormir, pratique atividades relaxantes antes de deitar. Por exemplo: leia um livro, escreva sobre seu dia, medite ou alongue. Deixe de lado as telas pelo menos 1 hora antes de ir para a cama, ou seja, evite mexer no celular, no computador ou assistir televisão.

Ajuste o despertador

Passar a ser uma pessoa matinal é um processo que vai levar um tempo. Se você começar a acordar mais cedo bruscamente, pode acabar se frustrando. Para evitar que sua tentativa faça você desistir, trabalhe com intervalos de 15 minutos. 

Funciona assim: você dorme 15 minutos mais cedo e coloca o despertador para te acordar 15 minutos mais cedo do que o seu horário habitual. Mantenha o novo horário por alguns dias até novamente fazer um ajuste de mais 15 minutos na hora de dormir e de acordar.

Como os cronotipos definem se sou ou não uma pessoa matinal?

Cronotipo pode ser definido como a predisposição natural que cada pessoa tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia. Ele é dividido em três tipos: matutino, vespertino e intermediário. 

Pessoas que são mais “da manhã” tem o cronotipo matutino. Já quem é mais “da tarde” tem o cronotipo vespertino. Existem ainda as pessoas intermediárias, que têm mais flexibilidade de horário para realizar as tarefas do dia a dia.

Pessoas vespertinas têm mais tendência a hábitos irregulares de sono.

Cronotipo no decorrer da vida

Na verdade seu cronotipo muda naturalmente ao longo da vida por conta de diferentes motivos, entre eles a idade. Quando criança, tendemos a ser mais matutinos. Já na adolescência, nos tornamos mais vespertinos. Na vida adulta podemos ou não voltar a ser matutinos.

Independente do seu cronotipo, se você sente muito sono ou dorme mal, procure um médico. É possível que você esteja sofrendo com algum distúrbio do sono, que é capaz de atrapalhar o seu dia a dia e prejudicar sua saúde.  

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email