Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

25 de outubro, 2023

Como o sono nos mantém vivos

Como o sono nos mantém vivos

Dormir é uma ação muito simples. Bom, pelo menos é isso que aparenta, afinal é só deitar na cama e fechar os olhos. Mas uma série de processos biológicos acontecem enquanto dormimos. Todos extremamente necessários para nosso organismo. E é justamente por conta deles que o sono é uma ação que não tem qualquer outra que a substitua.

O corpo precisa desse tempo que dormimos. É o momento em que ele vai recuperar a si mesmo. Dormir é tão importante quanto comer ou respirar. Uma experiência realizada nos anos 80 na Universidade de Chicago e repetida nos anos 2000 –  com o mesmo resultado –  privou ratos de laboratório de dormirem por um período de duas semanas inteiras. 

A partir de um determinado momento, eles passaram a apresentar manchas no corpo que não saravam e a perder peso, não importava o quanto comessem. Até que os ratos começaram a apagar e não acordar mais. Assustador, né?! Não existem atalhos para o sono e neste post você vai entender os motivos pelos quais dormir é necessário.

Quais processos biológicos ocorrem durante o sono

Acredite, enquanto você dorme, muitos fenômenos acontecem no seu corpo. Todos eles com o objetivo de proteger você. Mas o que de fato acontece? Os seguintes processos biológicos ocorrem enquanto estamos dormindo:  

  • Consolidação e limpeza da memória
  • Limpeza de toxinas
  • Reforço da imunidade
  • Regeneração muscular

Entendendo os processos biológicos que acontecem enquanto dormimos 

Você deve ter percebido que todos os processos biológicos que ocorrem enquanto dormimos são extremamente necessários para a nossa vida, afinal sem uma memória consolidada, como podemos guardar conhecimento? E este é apenas um exemplo. Conheça agora como ocorre cada processo enquanto dormimos.

Consolidação e limpeza da memória e limpeza de toxinas

A “faxina” no nosso cérebro acontece quando dormimos. É durante o sono que o sistema glinfático do nosso cérebro atua eliminando resíduos do sistema nervoso central que se acumulam no decorrer do dia. Essa limpeza é necessária para manter o cérebro funcionando. 

A “faxina” também nos ajuda a fixar os aprendizados do dia. As informações que aprendemos ficam armazenadas no hipocampo. Depois de dormir, elas já não estão mais lá. Durante o sono, estas informações são transferidas para o neocórtex, a região mais alta do cérebro. É nessa parte do cérebro que elas ficarão por muito tempo. Talvez até mesmo até o fim da nossa vida.

Isso significa que é durante o sono que de fato aprendemos. Não dormir pode derrubar em até 40% a capacidade de retenção de informações. É nos três primeiros estágios do sono (dois sono não-REM leves e um não-REM de ondas lentas) que o cérebro se prepara para criar novas memórias no dia seguinte.

Reforço da imunidade

O sono nos deixa mais fortes. Dormir reforça o nosso sistema imunológico. A privação de sono tem a capacidade de inibir nossa resposta imunológica, tornando nosso corpo suscetível a doenças.

É durante o sono que o corpo produz citocinas, determinados anticorpos e células imunológicas capazes de prevenir problemas de saúde. E também de combatê-los! É por este motivo que é necessário dormir quando estamos resfriados ou gripados, por exemplo. O sono também aumenta a efetividade das vacinas.

Regeneração muscular 

Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros explica que a privação de sono prejudicaria a recuperação muscular. Durante o sono, liberamos hormônios que constroem a musculatura, como o GH (conhecido como hormônio do crescimento). 

Dormir também permite a regeneração dos músculos. Vale lembrar que mesmo não sendo atletas, todos nós fazemos esforço muscular no dia a dia.

Outros benefícios do sono

O sono também promove outros benefícios. Dormir é necessário para a saúde do coração, regulação do peso corporal e manutenção de uma boa alimentação. Além de tudo isso, o sono também ajuda a diminuir o risco de sofrermos com várias doenças.

Como falamos no início do post, não existe um substituto para o sono. Podemos acrescentar a nossa rotina hábitos que podem contribuir ainda mais para a saúde, mas nunca trocar nossas noites de descanso por elas. 

Yoga, meditação, diversos tipos de descanso são todas atividades que nos ajudam a dormir melhor, mas nunca substituem o sono de fato.

Quer aprender, relaxar o corpo e reforçar a imunidade? Mantenha suas boas noites!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email