Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

31 de agosto, 2022

Gripe e resfriado: como dormir pode ser um ótimo remédio

Gripe e resfriado: como dormir pode ser um ótimo remédio

É muito comum ver as pessoas confundirem gripe e resfriado por causa dos sintomas parecidos das duas doenças. Mas apesar de serem causadas por vírus diferentes, o tratamento é semelhante. 

Os medicamentos costumam ser analgésicos e antitérmicos. Os médicos recomendam também beber bastante água. Outro grande aliado para a recuperação tanto de uma gripe quanto de um resfriado é o sono.

Dormir bem faz com que o sistema imunológico tenha o suporte que precisa para funcionar bem. Quando estamos dormindo nosso corpo produz substâncias como anticorpos e citocinas. As duas são extremamente necessárias para nos proteger contra invasores como vírus e bactérias. 

+ Leia Mais: Doenças do coração e o sono: dormir bem diminui as chances de infarto

Diferença entre gripe e resfriado

É só ficar de nariz entupido, começar a espirrar e sentir dor de cabeça que logo acreditamos ter gripado, mas na verdade pode ser apenas um resfriado. Apesar de serem doenças que atacam o sistema respiratório, com sintomas semelhantes, os vírus que causam cada uma delas são diferentes. 

O vírus responsável pela gripe é o influenza. Já o rinovírus é, em geral, o causador de resfriados. Existem ainda outros sintomas e características que diferenciam as duas doenças.  

Gripe

Os sintomas da gripe costumam aparecer de repente. Eles podem vir acompanhados de febre, dor no corpo, cansaço e vermelhidão no rosto. Durante o ciclo da doença, os sintomas do corpo costumam diminuir entre o segundo e o quarto dia. Por outro lado, os sintomas respiratórios aumentam, e uma tosse seca aparece com frequência. 

Resfriado

Os primeiros sintomas de resfriado costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta. Algumas horas depois deles, começam os espirros e secreções nasais. Diferente da gripe, a maioria dos adultos e crianças não costuma ter febre. Pode surgir uma febre baixa.

Por que gripe e resfriado dão sono?

Outra semelhança entre gripe e resfriado é que as duas doenças dão sono. A vontade de dormir não é exclusividade dessas enfermidades. A sensação de sonolência que temos quando ficamos doentes é uma forma do corpo avisar que a imunidade precisa ser fortalecida.

Quando estamos gripados ou resfriados sentimos sono também porque o metabolismo está funcionando focado em combater a infecção. O sono é uma solução para o corpo parar de “gastar” energia e usar ela para lutar contra os vírus.

Como o sono combate a gripe e o resfriado?

Uma pesquisa realizada por cientistas alemães mostrou como o sono ajuda as células T, responsáveis pela defesa do corpo, a combater os vírus. Para isso, um grupo de voluntários foi convidado a dormir algumas noites e ficar acordado em outras.

Analisando as amostras de sangue recolhidas nos dois períodos, os cientistas observaram que as células T das noites de sono tinham mais integrina do que as células das noites durante as quais os voluntários ficaram acordados. A integrina é uma proteína que faz a ligação das células de defesa do corpo às células infectadas. Esse mecanismo faz com que as células doentes sejam destruídas.

+ Leia Mais: Dormir rápido demais significa sono de qualidade?

Como o sono previne contra gripe e resfriado?

Existe aquele ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar”. Com o objetivo de ver como a quantidade de horas de sono pode prevenir contra resfriados, pesquisadores norte-americanos acompanharam o sono de 153 voluntários. Os participantes ficaram de quarentena e receberam doses nasais de resfriado comum.

Eles concluíram que participantes com menos de 7 horas de sono foram 2,94 vezes mais propensos a desenvolver um resfriado do que aqueles com 8 horas ou mais de sono. A eficiência do sono, ou seja, o tempo que se passa na cama comparado ao tempo que se passa dormindo de fato, também foi levada em consideração. Os participantes com menos de 92% de eficiência foram 5,50 vezes mais propensos a desenvolver um resfriado do que aqueles com 98% ou mais de eficiência.

Então você já sabe: gripou, pegou um resfriado ou quer evitar os dois? Durma bem! O sono é um remédio gratuito que vai ajudar seu corpo a se recuperar ou ficar preparado para encarar os vírus.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email