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26 de julho, 2022

Dormir rápido demais significa sono de qualidade?

Dormir rápido demais significa sono de qualidade?

Demorar para dormir é um sinal de preocupação. Ficamos nos revirando na cama, mas o sono não vem. Levar muito tempo para dormir é uma informação que deve ser compartilhada com um profissional especialista em sono. Mas e dormir rápido demais?

Tem gente que acha maravilhoso pegar no sono assim que deita na cama. Chega até a ser visto como um bom sinal e nem chega a gerar preocupação. Só que não é bem desse jeito. Dormir rápido pode ser um sintoma de algum problema de saúde.

Você deve estar se perguntando “mas existe um tempo ideal para dormir?”. A resposta é sim. O ideal é que a gente leve de 10 a 30 minutos para dormir depois de deitar na cama. Esse intervalo de tempo tem um nome e se chama latência do sono

+ Leia mais: 6 motivos pelos quais você não consegue dormir mesmo cansado

Por que dormir rápido demais não é bom?

Levar menos de 10 minutos para dormir é um sinal de que a pessoa pode estar privada de sono. A privação do sono pode resultar em uma série de problemas, como fadiga, irritação, mudanças de humor, problemas na libido, dificuldades de focar e lembrar, entre muitos outros.

A privação do sono é um problema assustadoramente muito comum a nível mundial. Cerca de 45% da população dorme mal. Esse número representa em torno de 3,5 bilhões de pessoas. 

Dormir rápido demais também pode ser um sintoma de dois distúrbios do sono. Mais especificamente a narcolepsia e a hipersonia idiopática. Diferentes dos outros distúrbios que tiram o sono, ambos fazem com que a pessoa tenha vontade de dormir durante o dia.

A narcolepsia pode fazer com que a pessoa durma realizando atividades como ler ou até mesmo dirigir. A hipersonia idiopática faz com que quem sofre desse distúrbio tenha necessidade de dormir que não passa nem com uma noite de sono de qualidade. 

É importante lembrar que uma boa noite de sono é aquela da qual acordamos descansados. Isso significa que pode acontecer do tempo de latência do sono ser menor do que o indicado, contanto que o sono seja restaurador.

Ao apresentar sintomas de privação do sono, narcolepsia ou hipersonia idiopática é muito importante procurar um médico especialista em sono. Dessa forma você pode ter um diagnóstico preciso e melhorar o seu descanso.

Importância da latência do sono

Como esse tempo que deitamos na cama e levamos para dormir impacta o sono? As quatro fases do sono são impactadas pela latência do sono. Se uma pessoa começa a dormir no tempo adequado, ela tem mais chances de passar de um estágio para o outro com mais qualidade.

Com essa progressão do sono sendo melhor, a pessoa tira maior proveito do sono profundo, aquele que o cérebro descansa, pois sua atividade está menos acelerada. Essa fase, também conhecida pelos nomes Fase 3, Sono Delta, Sono de Ondas Lentas e Sono Não-REM 3, tem diversos benefícios, como:

  • Reforço na imunidade; 
  • Restauração muscular; 
  • Relaxamento de corpo e mente.

+ Leia mais: Sono e idade: por que dormimos menos à medida que envelhecemos?

O que é dormir bem?

A essa altura da leitura você deve estar se perguntando: o que é dormir bem? Se não é dormir rápido, como podemos classificar um sono de qualidade? Além da latência do sono, outros três fatores caracterizam uma noite de sono de qualidade. São eles:

  • Acordar apenas uma vez por noite;
  • Se acordar no meio da madrugada, voltar a dormir em até 20 minutos;
  • Dormir 85% do tempo que passa na cama.

Esses critérios foram estabelecidos pela Stanford Sleep Epidemiology Research Center, após a revisão de mais de 200 publicações sobre o tema. Se a sua noite de sono não é restauradora, é sinal de que você precisa mudar alguns hábitos. A prática da higiene do sono também auxilia para que a hora de dormir seja tranquila.

Boa noite!

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