Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
19 de abril, 2024
Quando se fala em dormir bem, as pessoas pensam logo na quantidade de horas. Mas este não é o único fator que determina a qualidade do sono. Ter um sono regular é tão importante quanto dormir o tempo indicado para sua faixa etária. Mas o que isso significa? A regularidade do sono é dormir e acordar todos os dias aproximadamente no mesmo horário.
Esse hábito deve se manter inclusive nos fins de semana, feriados e férias. O sono regular ajuda o corpo a garantir um ritmo circadiano de funcionando bem e sem estresses causados pelos ajustes constantes de horário.
Sabemos que nem sempre é possível dormir todos os dias no mesmo horário. Existem diversos motivos que podem nos impedir de ir para a cama sempre na mesma hora (uma saída para jantar, estudos no turno da noite em alguns dias da semana, um happy hour com amigos).
E ninguém aqui está dizendo para você deixar de se divertir, mas nos dias em que não existirem compromissos, é importante ir para a cama no mesmo horário. Além disso, existem cálculos para saber se você tem um sono regular.
A ciência criou diferentes métricas para pontuar a regularidade do sono. Algumas delas são:
Sleep Regularity Index (SRI) – mede a similaridade do ciclo vigília-sono de uma pessoa de um dia para o outro usando uma escala que vai de 0 (totalmente aleatório) a 100 (sono perfeitamente regular).
Individual Standard Deviation (StDev) – Desvio padrão dentro da métrica de sono escolhida, como o ponto médio de sono.
Interdaily Stability – essa métrica utiliza dados sobre os horários de sono e despertar para medir a estabilidade dos ciclos de vigília e sono de uma pessoa fazendo comparações de padrões de atividade diárias.
Para a nossa rotina, entender que a regularidade do sono é dormir e acordar no mesmo horário é o suficiente.
A mudança de horário de dormir entre os dias de trabalho e o final de semana e feriados, ou seja, a falta de manutenção da regularidade, causa o jetlag social. As pessoas acabam aproveitando os dias de folga para tentar “recuperar o sono”. Vale lembrar que o sono não pode ser compensado.
O jetlag social deixa algumas consequências! Ele pode fazer com que você:
Você dorme umas horinhas a mais no sábado e no domingo ao invés de manter a regularidade do sono no final de semana? Então sim, você sofre de jetlag social.
Uma conta simples ajuda a mostrar se você sofre de jetlag social. Basta subtrair o ponto médio do seu horário de sono do fim de semana do o ponto médio do seu horário de sono de segunda a sexta-feira. O resultado indica o seu jetlag social. O ponto médio de sono é referente ao horário da metade da duração do sono.
Por exemplo: uma pessoa que durante a semana dorme das 11 da noite às 6 da manhã tem o ponto médio do sono às 3 horas. Aos sábados e domingos, ela dorme das 2 da manhã até meio-dia, portanto o seu ponto médio do sono é às 7 da manhã. Essa pessoa tem um jetlag social de 4 horas.
Como já falamos, essa diferença é um perigo para a saúde em geral. Além disso, um estudo feito pela Universidade do Arizona mostrou que cada uma hora de jetlag social aumenta em 11% a probabilidade do desenvolvimento de problemas cardíacos.
Caso você perceba que está com o sono desregulado, procure ajustar seus horários de sono. Dessa forma, você não prejudica sua saúde.
Boa noite!
Compartilhar artigo