Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

29 de maio, 2024

Ruído rosa: o que é e como ajuda no sono

Ruído rosa: o que é e como ajuda no sono

Já falamos aqui no Persono sobre os ruídos brancos e marrons e a relação deles com o sono. Chegou a vez de você conhecer o ruído rosa, um outro tipo de som que pode ajudar você a dormir. A relação entre sons e sono é algo ainda estudado pela ciência e que de vez em quando se torna um assunto de destaque nas redes sociais, como o ASRM.

O debate sobre a eficiência dos ruídos no sono ainda acontece porque os cientistas tentam entender se eles de fato melhoram o descanso ou apenas “escondem” outros incômodos sonoros.

+ Leia Mais: Estoicismo e sono: como essa filosofia de vida se conecta com dormir melhor

Conhecendo o ruído rosa

O ruído rosa é um som que contém uma variedade aleatória de todas as frequências audíveis, com mais potência nas frequências mais baixas, também chamadas de graves. Chuva, vento, ondas do mar e folhas farfalhando nas árvores são exemplos desse tipo de barulho.

De que forma o ruído rosa ajuda o sono

Algumas pesquisas no assunto ruídos e suas variações de cores mostram que esses barulhos podem de fato ser aliados do sono.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, pesquisaram os efeitos do ruído rosa no sono. Ele causou efeitos positivos em pessoas com comprometimento cognitivo leve, que correm risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Os pesquisadores descobriram que ao estimular sonoramente o cérebro de participantes do estudo durante momentos específicos do sono profundo, essa fase do sono melhorou.

De acordo com os resultados da pesquisa, as pessoas cujos cérebros responderam de forma mais robusta à estimulação com ruído rosa mostraram uma resposta de melhora na memória no dia seguinte.

Um estudo chinês descobriu que o ruído rosa influenciou nas ondas cerebrais dos participantes da pesquisa. Elas diminuíram de forma gradual ficando em sincronia com uma trilha desse tipo de ruído. Esse efeito ajudou a estabilizar o sono. O ruído rosa no sono profundo também pode ter efeitos positivos na regulação hormonal, sendo responsável ​​por alterar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e ajudar na saúde cardiovascular.

Indo além do sono: tanto o ruído rosa quanto o branco podem ser benéficos para quem sofre com transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade. Os dois problemas têm a capacidade de afetar a qualidade do sono.

Diferença entre o ruído rosa e outros ruídos

Ruído Rosa vs. Branco

As frequências do ruído branco são de igual intensidade em todas as faixas audíveis. Já o ruído rosa, como falamos no começo do post, varia na frequência. Alguns exemplos de ruído branco são: barulho de uma TV ou rádio fora de sintonia, o zumbido do ventilador ou do aspirador de pó.

Ruído Rosa vs. Ruído Marrom

O ruído rosa parece com o ruído branco, mas sua distribuição de energia é mais equilibrada em todas as frequências audíveis. Já a distribuição de energia do ruído marrom diminui à medida que as frequências aumentam, proporcionando um som mais natural e calmante. Exemplos de ruído marrom são: trovões estrondosos, cachoeiras e chuva pesada.

+ Leia Mais: Como o sono ajuda no aprendizado de um novo idioma

Outras opções de sons para dormir

Além do ruído rosa, existem outros tipos de sons que ajudam a dormir. Para os fãs de música, a musicoterapia gera efeitos positivos na latência do sono, duração do sono, eficiência do sono e sonolência.

Mas se você não é muito fã de ouvir músicas e prefere áudios de relaxamento e meditação guiada, aqui no Persono temos diversos no nosso canal do Spotify. A meditação guiada é uma ferramenta auditiva forte para diminuir a latência do sono e melhorar a qualidade do descanso.

Não esqueça: caso o seu sono não seja bom mesmo utilizando sons para dormir, marque uma consulta com um médico do sono. Ele vai investigar o que pode estar acontecendo e indicar o melhor tratamento.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email