Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
20 de março, 2024
Uma boa noite de sono é aquela que nos faz despertar descansados e com energia para lidar com as tarefas diárias. Mas isso não significa que podemos simplesmente mudar nossos horários de dormir e acordar dia após dia. Junto com a quantidade de horas ideal para cada faixa etária, o sono precisa de regularidade. Essas duas características vão nos ajudar a descobrir a melhor hora para acordar.
Vale lembrar que o sono muda no decorrer da vida. Primeiro, cada faixa etária tem uma necessidade diferente de quantidade de horas que precisa dormir. Segundo, fatores como o cronotipo fazem as pessoas sentirem sono em horários diferentes. Por fim, o próprio ambiente externo também tem influência no sono. Com tantas variações, a melhor hora para acordar também pode mudar para cada pessoa.
Um adulto deve dormir em torno de 7 a 9 horas por noite. Essa quantidade de horas ajuda o corpo a se recuperar do cansaço do dia anterior e o prepara para o dia seguinte, mas sozinha ela não resolve o descanso.
Para que seu sono seja de qualidade, você precisa dormir e acordar todos os dias aproximadamente no mesmo horário. Isso inclui finais de semana, férias, feriados e datas festivas. Com essa previsibilidade, você evita problemas de saúde.
Um sono regular aumenta nossa autopercepção de humor e felicidade pela manhã e pela noite. O hábito de dormir e acordar em horários irregulares está relacionado à probabilidade de desenvolvimento de problemas cardiovasculares em 10 anos.
A falta de regularidade também afeta o metabolismo, a performance cognitiva e a capacidade do organismo de lidar com inflamações.
O ideal é respeitar a vontade de dormir quando ela chegar. O gatilho para a produção de melatonina, o hormônio do sono, é a escuridão. É por este motivo que sentimos sono quando o dia vai terminando. Se ficamos acordados evitando ir para a cama, mesmo estando com vontade de dormir, causamos danos ao ritmo circadiano.
Quando chegar perto da hora que você sabe que sente sono, evite telas de celulares, tablets, computadores e TV, alimentação pesada, substâncias estimulantes e atividades que requerem muito esforço físico. Você pode acabar perdendo a vontade de dormir.
O sono é dividido em quatro fases que, agrupadas, formam um ciclo. Durante uma noite de sono de um adulto, o corpo repete de quatro a seis vezes este ciclo. As fases do sono são divididas em:
É muito difícil despertar na fase Não-REM N3 ou Sono Profundo. Inclusive não é recomendável. Quem desperta nessa fase sofre com a inércia do sono, uma sensação de desorientação que muita gente sente ao se levantar. Nós tendemos a acordar naturalmente na finalização de um ciclo de sono, que termina na fase REM.
Não se preocupe com a melhor fase do sono para acordar, até porque você vai estar dormindo e não terá como saber em que fase está. O mais importante é respeitar a quantidade de horas e a regularidade do sono.
Quem tem o hábito de ir para a cama tarde, deve ficar atento! O melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Pegar no sono mais tarde do que isso aumenta em até 25% as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A hora de acordar também pode ser um problema. Despertares tardios – depois das 8h da manhã – podem aumentar o risco do desenvolvimento de insuficiência cardíaca. E atenção! Esses problemas podem surgir mesmo que você durma a quantidade de horas indicadas. Então fique atento a hora de acordar e de dormir.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: