O que é ASMR, o viral da internet que ajuda muita gente a dormir

19 de maio, 2021

O que é ASMR, o viral da internet que ajuda muita gente a dormir

A não ser que você tenha vivido os últimos anos em uma caverna ou que não utilize nenhuma rede social, você com certeza já cruzou por aí com algum conteúdo de ASMR. Talvez você não seja familiarizado com a expressão em si, mas com o que ela representa, com certeza. 

Esse fenômeno sensorial começou a virar moda entre 2015 e 2016 e desde então se transformou em mania da internet. Tem quem ame e tem quem odeie, mas ninguém é indiferente. 

A produção de conteúdo de ASMR é tão grande que chegou a ganhar um artigo próprio no Think With Google, página da gigante de tecnologia dedicada a insights para quem trabalha com marketing. E se chegou a ser case do Google, é porque coisa pequena não é.

O que é o ASMR?

ASMR é a sigla de “Autonomous Sensory Meridian Response” ou Resposta Sensorial Meridiana Autônoma em tradução livre.

Em outras palavras, o ASMR é como se fosse uma “massagem para o cérebro” que gera uma sensação de prazer físico que começa no escalpo, cresce na nuca e pode ir se estendendo pelo corpo. Este não é um prazer sexual, por mais que algumas sensações sejam similares. 

Geralmente, o gatilho dessa reação são sons suaves, como vozes baixas, espuma sendo apertada, um spray de água ou os conteúdos de uma panela mexendo. O ASMR pode ser também visual, por isso muitas imagens são em plano fechado, focando no objeto ou no rosto da pessoa que está falando. 

E se você duvida da possibilidade do gênero: em 2016 já haviam mais de 5,6 milhões de vídeos assim no YouTube. Hoje em dia, os mais populares se aproximam das 500 milhões de visualizações.

O ASMR é um relaxante natural

O ASMR é uma questão de gosto. Isso quer dizer que há pessoas que adoram, há pessoas que não suportam e também há aqueles que curtem apenas um determinado tipo ou categoria de conteúdo. 

Mas para quem gosta, ele funciona.

Existem relativamente poucos estudos publicados sobre o tema, mas os que existem atestam o poder de relaxamento e tranquilização dessa resposta sensorial natural.

O primeiro artigo sobre ela foi publicado em 2015 pelo departamento de Psicologia da Universidade de Swansea, no Reino Unido. Durante a investigação, os pesquisadores identificaram que 98% das pessoas usam o ASMR para relaxar, 82% para entrar em estágio de sono e 70% para lidar com stress. Todos esses efeitos ajudam uma pessoa a dormir melhor.

Neste mesmo grupo, de quase 500 pessoas, 75% delas disseram que vozes sussurrantes despertaram nelas o “formigamento” do ASMR. Para 64%, a mesma sensação foi instigada com sons firmes, como papel alumínio ou unhas batendo na madeira.

Os resultados desse estudo, que apontou o potencial do ASMR para aliviar dores e melhorar o humor, abriu espaço para outros pesquisadores investigarem os efeitos dele no corpo e como ele pode ajudar no sono.

Tipos de ASMR

Existem diferentes tipos de estímulos sensoriais que afetam as pessoas de diferentes maneiras. Alguns dos mais comuns são:

Sussurros: pessoas discursando ou conversando em tons às vezes até mais baixos do que sussurros.

Cozinha: com sons de ingredientes sendo abertos, quebrados, batidos, misturados, preparados e cozidos ou assados.

Comendo: ouvir barulhos de mastigação provoca sensações de ASMR em muita gente. Se você sofre de misofonia (a reação intensa, quase de ódio, ao ruído da mastigação alheia), evite esses conteúdos.

Role Playing: um dos tipos de ASMR visual, no qual uma pessoa simula / finge, por exemplo, estar cortando o cabelo ou limpando o rosto de quem assiste.

Unhas: feito com o som de unhas batendo constantemente na mesa ou fazendo manicure.

Sons firmes: como, por exemplo, papel alumínio sendo manipulado e amassado

Cortes: um dos mais populares no Instagram, que consiste em usar uma tesoura, faca ou estilete para cortar papel, alimentos e até barras de sabonete.

Plástico bolha: dispensa apresentações. Quem nunca gastou horas se divertindo com a embalagem de algum produto frágil?

As opções são infinitas.

Ah, e não estranhe se você não for sensível ao ASMR; nem todo mundo é. Se esse for o seu caso, existem outras alternativas para relaxar antes de dormir.

Boa noite.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email