Exercícios de yoga que ajudam a dormir

Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

21 de junho, 2022

Exercícios de yoga que ajudam a dormir

Exercícios de yoga que ajudam a dormir

O yoga é a prática de um conjunto de movimentos que combina o controle da respiração e meditação. Essas técnicas são milenares e teriam começado há mais de 3 mil anos na Índia. Existem diversos tipos e exercícios de yoga, mas todos têm o mesmo objetivo que é trabalhar corpo e mente de forma interligada.

É comprovado que o yoga traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Sua prática alivia algumas dores físicas e o stress, ajuda a perder peso e melhora o sono. Sim, o yoga pode nos fazer dormir melhor.

Uma pesquisa feita pelo Departamento Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostrou que quase 55% dos norte-americanos atribuem a melhora de seu sono à prática de yoga. E como realizar essa prática para dormir bem?

+ Leia mais: 5 dicas para acordar sem despertador e ter um bom dia

Quais exercícios de yoga ajudam a dormir?

Não é nenhuma novidade que para pegar no sono é preciso relaxar. É por isso mesmo que os exercícios de yoga para realizar antes de dormir devem acalmar o corpo. Abaixo seguem algumas posturas que no geral são praticadas para ajudar a cair no sono. Em parênteses destacamos seus nomes originais.

Postura da criança (balasana)

A balasana é uma posição bem popular nas aulas de yoga. Para ficar nela, relaxe as costas, ajoelhe-se e encoste as nádegas nos calcanhares. Mantenha o peito repousado sobre as coxas ou entre os joelhos. A cabeça deve tocar o tapete ou colchão (caso o exercício esteja sendo feito na cama). Em seguida, estique os braços para a frente. 

Respire e deixe a coluna em uma postura confortável. A postura da criança ajuda a aliviar a sensação de peso nas costas e na cabeça. Faça três respirações completas, ou seja, inspire, pause, expire, pause, distendendo os músculos de maneira suave. Se você tiver problemas nos joelhos, não faça a postura da criança.

+ Leia mais: Por que a regularidade do sono é tão importante

Postura da Deusa Reclinada (supta baddha konasana)

Para ficar nessa posição deite-se de costas na cama. As solas dos pés devem ficar juntas e os joelhos devem cair para os lados. Almofadas ou cobertores podem ser usados como apoio no caso de você não conseguir deitar confortavelmente os joelhos. As mãos podem ficar acima da cabeça ou ao lado do corpo. 

Respire fundo, expandindo até o abdômen inferior. A postura da deusa reclinada alivia as costas e as pernas. Essa posição também ajuda a abrir o peito e o quadril.

Pernas na parede (viparita karani)

A posição das pernas na parede lembra um “L”. Para que você consiga fazer, deite na cama e estique as pernas contra a parede. Deixe os braços relaxados ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. 

Feche os olhos, inspire e expire soltando a tensão do corpo. Essa posição ajuda a melhorar a circulação. É importante também relaxar o pescoço e o abdômen. Não tem problemas se precisar colocar um travesseiro para apoiar as nádegas. 

Postura do cadáver (savasana)

Essa pode ser a última postura da série de exercícios de yoga para dormir. A postura do cadáver é muito simples. Você deve deitar todo o corpo com as costas na cama. Os braços e pernas ficam esticados e as palmas das mãos viradas para cima. 

Ao fazer a postura do cadáver, Inspire, expire soltando o peso do corpo e buscando eliminar os pontos de tensão. Relaxe todo o corpo. É possível aproveitar essa posição para realizar a meditação da yoga nidra, também conhecida como sono yoguico. Na sequência você já pode estar preparado para adormecer.

Um professor de yoga é o profissional indicado para ajudar a melhorar a postura e indicar como tirar o melhor proveito de cada uma delas. Se mesmo fazendo yoga você ainda sentir dificuldades para dormir, procure um médico especialista.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email