Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

18 de novembro, 2022

Descanso físico: outras formas de relaxar o corpo sem ser dormindo

Descanso físico: outras formas de relaxar o corpo sem ser dormindo

Quando se fala em descansar as pessoas logo pensam em dormir, mas o sono não é o único tipo de descanso que existe. É possível dar aquela recuperada nas energias de diversas formas. Para ser mais específico, existem 7 tipos de descanso. E acredite: seu corpo precisa de todos eles. Neste post você vai conhecer mais sobre o descanso físico.

Antes de começarmos a falar dessa forma de relaxar, vale lembrar que aqui no Persono já explicamos o que é e como funciona o descanso mental. No decorrer dos próximos meses você também vai conhecer os descansos sensorial, criativo, emocional, social e espiritual.

+ Leia Mais: Sem pressa para dormir: entenda e respeite seus horários de sono

O que é o descanso físico

O descanso físico não é exclusivo para atletas profissionais ou pessoas que passam o dia se movimentando. Todo mundo precisa descansar o corpo, até mesmo quem trabalha sentado, pois é necessário tirar o corpo da posição estática e da má postura. Por conta disso, o descanso físico pode ser classificado em:

Passivo: é aqui que entra o sono. É neste momento que o corpo se movimenta o mínimo possível e encontra tempo para se recuperar do estresse diário, além de se preparar para o dia seguinte. Cochilar também é um tipo de descanso físico passivo.

Ativo: são as atividades restauradoras para o corpo que ajudam a desestressar e flexibilizar a musculatura. Sabe a prática do yoga ou aquela massagem gostosa? São formas de descanso ativo.

Como praticar o descanso físico

Não existe nenhum grande segredo para praticar o descanso físico. No geral é preciso dormir bem, cochilar um tempo adequado que não impacte o sono noturno ou praticar uma atividade relaxante para o corpo. Veja como fazer cada uma dessas formas de descanso físico de forma saudável.

Sono 

Quem acompanha o Persono, sabe que damos todas as dicas para que as pessoas durmam bem. Em geral, para que suas noites de descanso sejam realmente restauradoras, é preciso respeitar a quantidade de horas de sono para sua idade. 

Além do tempo dormindo, outros fatores que vão influenciar se a sua noite te ajuda a descansar são a latência do sono e a regularidade do sono.

Latência do sono é o tempo que a pessoa leva para dormir assim que deita na cama. Ela é um fator importante porque impacta todas as quatro fases do sono, sendo elas REM ou não-REM. Se uma pessoa consegue transitar do estado de acordado para o de dormindo em tempo adequado, ela tem mais chances de fazer uma progressão de qualidade por todos os estágios, o que a faz aproveitar melhor o sono profundo e seus benefícios.

Já a regularidade do sono é dormir e acordar todos os dias aproximadamente no mesmo horário. Esse hábito garante um melhor funcionamento do ritmo circadiano e evita estresses causados por ajustes constantes da hora de dormir.

Cochilo

Se você tem o hábito de cochilar para descansar o corpo precisa saber que ele não pode atrapalhar o sono noturno, sendo assim o ideal é evitar tirar aquela soneca perto da hora de dormir. A duração ideal do cochilo é entre 10 e 30 minutos.

E por que não podemos esticar esse tempo? Sabe a sensação de acordar “bêbado” ou “grogue” depois de despertar? Ela acontece quando tiramos sonecas que duram mais de 30 ou 40 minutos. Esse tempo acaba nos levando para estágios profundos do sono, que são o pior momento para acordar. Conclusão: gastamos mais tempo nos recuperando de um cochilo do que realmente desfrutando dele.

Yoga

O yoga além de ser um tipo de descanso físico é uma ótima atividade para ajudar a pegar no sono e nos fazer dormir melhor. Algumas posturas são as mais indicadas para o momento de descanso noturno. Entre elas:

Postura da criança (balasana) – para ficar nessa posição, relaxe as costas, fique de joelhos e encoste as nádegas nos calcanhares. Deixe o peito repousado entre os joelhos ou sobre as coxas. A cabeça deve tocar o tapete ou colchão (se a postura estiver sendo feita na cama). Estique os braços para a frente, respire e deixe a coluna em uma posição confortável. Faça três respirações completas. Caso você tenha problemas nos joelhos, não faça a postura da criança.

Postura do cadáver (savasana) – esta pode ser a última postura da série de exercícios de yoga focadas para pegar no sono. Para ficar nela, você deve deitar todo o corpo com as costas na cama. Os braços e pernas devem ficar esticados e as palmas das mãos viradas para cima. 

Ao ficar na postura do cadáver, inspire, expire. O foco é soltar o peso do corpo e buscar eliminar pontos de tensão. Dá para aproveitar essa posição e realizar a meditação da yoga nidra, também conhecida como sono yoguico.

+ Leia Mais: Quais os efeitos da meditação no cérebro

Benefícios do descanso físico

Falar de benefícios do descanso físico é falar das vantagens do sono e vale lembrar que dormir só tem vantagens! O sono proporciona reforço na imunidade, restauração muscular e relaxamento de corpo e mente. Já um cochilo no meio do dia ajuda a dar uma turbinada na disposição para terminar as tarefas diárias.

Por fim, a prática do yoga alivia algumas dores físicas e o stress, além de ajudar a perder peso e melhorar o sono. Um professor deve ser consultado no caso de dúvidas em relação a esta prática.

Bom descanso!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email