A pergunta que não quer calar: quantas horas devemos dormir?

05 de agosto, 2021

A pergunta que não quer calar: quantas horas devemos dormir?

Uma pesquisa rápida no Google apresenta mais de 230 milhões de resultados para buscas sobre o tempo ideal de sono de uma pessoa. Somando isso à cultura popular, chegamos a… a lugar nenhum, de tantos números diferentes que vão aparecer. E agora: quantas horas devemos dormir?

Se você acessou esse post procurando um número exato vindo de uma fórmula mágica complexa, talvez você acredite que não encontrou o que buscava. Mas tudo tem uma explicação, inclusive o porquê de não existir uma resposta exata para a pergunta “quantas horas dormir por dia”. 

Vamos às explicações.

Quantas horas devemos dormir por dia?

A quantidade de sono que uma pessoa necessita depende de vários fatores, incluindo a idade, genética, condições de saúde, tipo de prática esportiva, consumo de medicamentos e cansaço acumulado, entre outras tantas variáveis.

Em média, uma pessoa adulta precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia. Por adulto, entenda-se pessoas entre 18 e 64 anos. 

A conclusão é da americana National Sleep Foundation, que reuniu especialistas de diferentes áreas para analisar a literatura existente sobre o tempo de sono.  

O estudo dividiu a recomendação de horas dormindo em nove grupos etários, do nascimento ao envelhecimento. Abaixo, você confere as horas de sono recomendadas para cada um desses grupos. A tabela ainda inclui as horas de sono aceitáveis, aquelas que não são ideais, mas dependendo da pessoa, podem funcionar.

Horas de sono recomendadas por faixa etária e horas de sono aceitáveis por faixa etária de acordo com a National Sleep Foundation

Esses números, é importante ressaltar, podem variar de pessoa para pessoa, pois existem os chamados “grandes dormidores” e “pequenos dormidores”, que têm uma necessidade diferente de horas de sono.

A “mentira” do conselho de dormir 8 horas por dia

Mentira é uma palavra muito forte, mas usar 8 horas de sono como padrão universal é uma visão distorcida da realidade. 

A partir dos 14 anos de idade, dormir 8 horas por noite pode ser considerado dentro do padrão aceitável, mas enquanto para os mais jovens este é o limite mínimo, no caso dos mais velhos é o máximo da recomendação.

Saber quantas horas devemos dormir é uma questão individual e nem sequer estão sozinhas como único padrão de qualidade da hora de dormir. A regularidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Também são parâmetros de uma boa noite:

  • Latência no sono – Você não leva mais do que meia hora para cair no sono;
  • Despertares noturnos – Você acorda no máximo uma vez por noite;
  • Volta rápida ao sono – Ao acordar no meio da noite, você volta a dormir em até 20 minutos;
  • Eficiência – Você passa 85% do tempo na cama dormindo. 

Quanto sono uma pessoa precisa?

A tabela de recomendação de quantas horas devemos dormir é apenas um guia direcional que ajuda a entender a qualidade do sono, até por isso os tempos são apresentados em janelas, algumas delas bem amplas. 

Entender quanto você precisa dormir deve levar em conta fatores como a saúde, níveis de estresse e até padrões de sono atuais. Uma mudança de padrão brusca, mesmo com a mesma quantidade de horas, pode alterar por completo a forma que uma pessoa acorda. 

Avaliar com precisão a qualidade do sono só pode ser feito por meio de uma polissonografia, mas respondendo algumas perguntas é possível ter uma noção bem clara se você está dormindo o suficiente.

  • Você se sente bem e com energia ao acordar com as horas de sono que você tem atualmente?
  • Você tem alguma doença crônica ou situação de saúde temporária que possa mudar padrões de sono?
  • Que medicamentos você está consumindo?
  • Você consegue cumprir as suas atividades, incluindo trabalhos intensos e exercícios físicos, com energia o suficiente?
  • Você depende de cafeína ou outras substâncias energéticas para chegar ao final do dia?
  • Você tem uma rotina regular?
  • Existem no seu histórico médico problemas de sono?

Ao terminar de responder essas perguntas, você será capaz de identificar e ajustar as suas horas de sono. Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email