Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
31 de outubro, 2022
Se você costuma acompanhar os conteúdos do Persono, sabe que falamos da importância do sono para sua vida. Mas dormir não é o único descanso que existe e do qual o corpo precisa para ficar saudável. É por isso que neste post o foco não será o sono. Você vai conhecer mais sobre outra forma de ajudar o corpo a ficar bem: o descanso mental.
Nosso corpo não precisa esperar até a hora de dormir para relaxar. Existem 7 outras formas de descansar, mas isso não significa substituir o sono por elas. Essas outras maneiras são formas complementares que encontramos na rotina para que o corpo recarregue as energias, afinal está tudo bem ficar cansado durante o dia. Nós não somos máquinas programadas que funcionam sem ficar cansadas.
O descanso mental será o primeiro tipo sobre o qual vamos falar. No decorrer dos próximos meses você também vai conhecer em detalhes sobre os descansos físico, sensorial, criativo, emocional, social e espiritual.
+ Leia Mais: Podcast do Persono: conteúdos em áudio feitos para você dormir melhor
Quando falamos sobre descanso mental muita gente pode relacionar essa maneira de relaxar à meditação. As férias também são uma ótima forma de deixar a mente sem o cansaço do dia a dia. Mas essas não são as únicas formas de descansar a cabeça.
Imagina ter que esperar um ano inteiro para tirar férias e só assim desligar a mente? O descanso mental também consiste em intervalos que você pode fazer enquanto estiver trabalhando ou estudando. O cérebro vai continuar trabalhando, mas “gastando menos energia”.
Determine um tempo para os seus intervalos de descanso mental. Durante esse momento, saia da cadeira. Faça um exercício de alongamento, jogue água no rosto, faça um lanche ou realize qualquer outra atividade que você sente que alivia a carga mental.
As opções de relaxamento são muitas, pois cada um sabe o que tira o peso da mente. Tem gente que gosta de se distrair com uma leitura leve. Tem quem prefira escutar músicas ou podcasts. O importante é que a atividade de descanso mental gere sensação de alívio.
Quanto à definição da duração desse intervalo, ela pode ser muito pessoal, mas existem técnicas para o aumento da produtividade que envolvem um tempo de descanso. Uma das mais famosas é a Pomodoro.
+ Leia Mais: Quais os efeitos da meditação no cérebro
O Pomodoro é uma técnica de produtividade que consiste em fazer pequenos intervalos após um período de foco total. O criador dessa forma de trabalhar foi o italiano Francesco Cirillo, que usava um cronômetro em forma de tomate (que é pomodoro em italiano e por isso o nome). O passo a passo para aplicar o Pomodoro é o seguinte:
O tempo não necessariamente precisa ser o indicado aqui. Você pode encontrar o tempo que funciona para você e aplicar na técnica Pomodoro.
Você deve estar pensando “mas no começo do texto tem escrito que o foco não seria o sono”. Sim, mas não podemos deixar de fazer a relação quando ela aparece. Existem formas de descansar a mente que podem ajudar a dormir. Por exemplo, deixar de lado as mensagens que chegam no celular durante a noite ou até mesmo não mexer nele.
Além de ser uma forma de descanso mental, esse hábito faz parte das dicas de higiene do sono, que consiste na realização de uma série de atividades que falam para o corpo que está chegando a hora de dormir.
Bom descanso!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: