Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
31 de julho, 2023
Já falamos aqui no Persono que os sonhos são uma área na qual a ciência ainda tem muito a explorar. Os pesadelos também não ficam para trás. Mas uma coisa é certa: há uma relação entre ambos e a alimentação. Na verdade, muita alimentação! Isso significa que se você dormir de barriga cheia, vai afetar os sonhos e pesadelos.
E não é porque você gosta de comer, de sonhar ou de ter pesadelos (alguém gosta deste último?) que vai encher o bucho para dormir. A combinação não faz bem para o corpo. E é essa relação entre dormir de barriga cheia e o sono que vamos explicar neste post. Confira!
Comer muito um pouco antes de ir para a cama faz mal sim. Acontece que ir dormir de barriga cheia piora a qualidade do sono. E o que acontece quando as noites de descanso não são boas? Aumentam as chances da pessoa sofrer mais com:
Mas você deve estar se perguntando o motivo pelo qual o sono piora ao deitarmos logo após uma refeição. É que ir para a cama depois de comer pode causar refluxo, aquela sensação de que a região do peito está queimando mais o retorno de alimentos para a boca. Esse problema não prejudica só o sono. O refluxo atrapalha a própria digestão.
Além disso, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e gorduras pelo menos uma hora antes de dormir pode prejudicar a latência do sono, que é o tempo que uma pessoa leva para dormir assim que deita na cama. E não é só esse o problema. As pessoas podem ter a quantidade de horas de sono prejudicada e uma maior quantidade de despertares noturnos.
Na verdade este não é um assunto no qual existam muitos estudos. Uma pesquisa canadense, reforçada pelos próprios cientistas de que ela não é conclusiva, descobriu que entre seus participantes, 8,9% relacionaram a alimentação a sonhos perturbadores e 7,6% a sonhos bizarros.
Quando questionados se comer tarde influenciava o sono e os sonhos:
Alguns alimentos foram mais relacionados aos pesadelos do que outros. De acordo com os participantes do estudo, os laticínios e comidas apimentadas seriam os responsáveis por causar sonhos perturbadores.
Não é por causa da possibilidade de ter pesadelos que você vai deixar de jantar. O segredo para que a digestão não interfira na qualidade do sono está no horário que você fará sua refeição. No geral, o recomendável é comer três horas antes de dormir. Nesse tempo, o organismo trabalharia a digestão com tranquilidade.
Uma alimentação rica em carboidratos deve ser ingerida pelo menos quatro horas antes de dormir. Inclusive comer com essa antecedência em relação ao sono pode fazer com que o tempo de espera pelo sono diminua.
E lembre-se: não faça dieta sem a orientação de um nutricionista. Caso sinta que sua alimentação esteja prejudicando seu sono ou outras áreas da sua vida, converse com este profissional da saúde.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: