Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

22 de janeiro, 2024

Perda de audição e o sono: conheça a relação entre os dois

Perda de audição e o sono: conheça a relação entre os dois

O sono beneficia todo o nosso corpo, melhorando nossa imunidade e fazendo com que ele tenha o descanso necessário para “funcionar” no dia seguinte. Se não dormimos bem, independente do motivo, podemos prejudicar nossa saúde, inclusive a auditiva. É que o sono tem ligação com a hipoacusia, ou seja, a perda de audição. Neste post vamos ver a relação entre os dois. 

No mundo todo, mais de 1,5 bilhão de pessoas de todas as faixas etárias sofrem de algum grau de perda auditiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que esse número chegue a 2,5 bilhões até 2050. Problemas com a audição acabam reduzindo a qualidade de vida das pessoas pela perda de educação, comunicação e interação social. 

+ Leia Mais: Como o sono influencia na saúde dos olhos

Causas da perda auditiva

A perda de audição tem diferentes causas. Ela é classificada como condutiva, neurossensorial ou mista.

Condutiva – acontece quando ocorre algo que impede o som de atingir as estruturas sensoriais no ouvido interno.

Neurossensorial – ocorre quando o som alcança o ouvido interno, mas ou não pode ser traduzido em impulsos nervosos (perda sensorial), ou os impulsos nervosos não são conduzidos ao cérebro (perda neural). 

Mista – acontece quando envolve ao mesmo tempo as perdas condutiva e neurossensorial. Ela pode ser causada por lesões graves da cabeça, infecção crônica, ou distúrbios genéticos raros.

Hipoacusia e duração do sono

A quantidade de horas de sono que uma pessoa precisa depende de vários fatores, entre eles a idade, genética, condições de saúde, cansaço acumulado, entre outras variáveis. Em média, uma pessoa adulta tem a necessidade dormir entre 7 e 9 horas por dia. Caso o tempo de sono não seja respeitado, a pessoa fica vulnerável a uma série de problemas de saúde. Além disso, ela prejudica a consolidação de novas memórias, dificultando, por exemplo, o aprendizado.

Uma pesquisa chinesa descobriu também que a quantidade de horas que dormimos pode influenciar na hipoacusia. Pessoas que tinham noites de sono que duravam menos de 7 horas ou mais de 9 horas apresentaram um pior nível de audição quando comparadas com quem dormia entre 7 e 9 horas. A pesquisa foi feita com adultos entre 20 e 69 anos.

Hipoacusia e distúrbios do sono

Os distúrbios do sono são um conjunto de condições e doenças que afetam diferentes aspectos do sono, como qualidade, duração, horário, início e continuidade. A relação entre a hipoacusia e estes problemas de saúde ainda é um assunto que precisa de mais pesquisas. 

Mas a ciência já investiga a relação entre audição e apneia obstrutiva do sono, distúrbio do sono que altera a respiração enquanto a pessoa dorme, podendo causar microdespertares  nem sempre perceptíveis que prejudicam o descanso.

O ronco é uma das principais características da apneia. Tem pessoas que roncam, mas nem sabem que produzem esse ruído. Pesquisadores australianos investigaram o impacto do ronco em pacientes com apneia. Eles concluíram que a exposição prolongada ao ruído pode causar perda de audição.    

+ Leia Mais: Como o sono influencia a acne

Como cuidar de problemas de audição

Dores nos ouvidos ou alterações na audição devem ser tratadas com um médico otorrinolaringologista. Existem otorrinos, como costumam chamar essa especialidade, que tratam especificamente de problemas relacionados ao sono, como a apneia.

Outra forma de cuidar da audição é fazendo a limpeza correta dos ouvidos. Vale lembrar que o acúmulo de cera é a causa mais comum de perda auditiva que pode ser tratada. Para limpar os ouvidos da forma correta:

1 – Umedeça uma toalha; 

2 – Envolver a ponta do dedo nela; 

3 – Limpe a parte externa do ouvido. 

Apenas depois desse procedimento é recomendável usar cotonetes. E nada de colocar eles dentro dos ouvidos. O uso é somente na área externa com o objetivo de secar a região que foi umedecida.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email