Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

14 de abril, 2023

Beber vinho antes de dormir ajuda a pegar no sono?

Beber vinho antes de dormir ajuda a pegar no sono?

Tinto, branco, rosé, mais doce ou mais seco: não importa o tipo, os apreciadores de vinho sempre vão encontrar um que faça seu gosto. A história dessa bebida é tão antiga que fica difícil precisar exatamente quando ela surgiu. É possível até brincar dizendo que a gente sabe que o vinho está entre nós praticamente desde que as civilizações começaram a se organizar.  

Presente há tanto tempo na humanidade, o vinho acabou ganhando espaço no mundo todo e até fez as pessoas criarem hábitos. É o caso de quem bebe uma taça de vinho antes de dormir na crença de que a bebida ajuda a pegar no sono. Mas será que é verdade?

Vinho ajuda a dormir: um mito

Uma das origens mais famosas do vinho na História está na mitologia greco-romana. De forma bem resumida, Baco (o deus do vinho para os romanos) e Dionísio (a versão grega de Baco) teriam sido responsáveis por criar a bebida e disseminar entre os homens a forma como ela é produzida.

Cientificamente, o surgimento do vinho teria acontecido há mais de 8 mil anos. A constatação dessa data se dá por conta de resíduos encontrados na Geórgia, no sul do Cáucaso. A descoberta indica que a bebida teria surgido mil anos antes do que se acreditava. 

Independente da origem que você ache mais interessante, uma constatação é certa: a de que o vinho ajuda no sono é mito. A verdade é que o consumo de bebidas alcoólicas perto da hora de dormir pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%, de acordo com um estudo divulgado pela revista JMIR Mental Health.

Não é sono, é sedação!

Tomar aquela taça de vinho ou ingerir qualquer outra bebida alcoólica para dormir não dá sono. Elas vão causar efeitos sedativos. E qual a diferença? As bebidas alcoólicas antes de dormir causam uma espécie de desligamento dos disparos das células cerebrais. É possível achar que esse estado é sono, mas acontece que ao acordar você terá a sensação de que não dormiu nada. E de fato: você não dormiu completamente.

O que acontece quando temos noites mal dormidas? Dormir uma menor quantidade de horas do que a indicada para sua faixa etária pode causar diversos problemas de saúde, entre eles:

  • Maiores riscos de infarto, AVC e obesidade;
  • Baixa imunidade;
  • Sonolência diurna;
  • Redução na expectativa de vida;
  • Problemas hormonais;
  • Diminuição do apetite sexual;
  • Entre muitos outros problemas.

Sono REM, distúrbios do sono e bebidas alcoólicas

Um outro prejuízo que o álcool causa ao descanso noturno está relacionado às fases do sono. As bebidas alcoólicas podem anular o sono REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), que é a fase do sono que sonhamos e que é fundamental para a consolidação de memórias, emoções e saúde mental. 

Ter o sono interrompido e a fase REM bloqueada podem causar sintomas de insônia em quem consome bebidas alcoólicas antes de dormir. Mas este não é o único distúrbio que pode aparecer. Quem consome bebidas alcoólicas antes de dormir tem 25% mais chances de sofrer de apneia.

Mas calma! Dá para tomar sua taça de vinho!

Se você quer cuidar do seu sono, mas ainda assim apreciar um vinho, fique atento ao horário que você vai beber sua taça. Um estudo da National Center for Biotechnology Information constata que consumir bebidas alcoólicas pelo menos 4 horas antes de dormir diminui os riscos do álcool afetar o sono.

E lembre-se sempre: beba com moderação! Se você acredita que o álcool pode estar prejudicando seu sono e sua saúde de maneira geral, não deixe de procurar ajuda médica!

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email