Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

26 de junho, 2023

Roncar acordado: é possível que esse fenômeno aconteça?

Roncar acordado: é possível que esse fenômeno aconteça?

O ronco talvez seja uma das características mais lembradas do sono. Isso porque existem grandes chances de todo mundo conhecer alguém que ronca. Cerca de metade de nós vamos roncar em algum momento da vida. Mas esse barulho, algumas vezes discreto e outras vezes incômodo, acontece só enquanto dormimos? É possível roncar acordado?

A resposta é não. De maneira geral, a causa do ronco é a obstrução parcial das vias aéreas durante o sono. O fluxo de ar encontra dificuldades para transitar, já que enquanto dormimos o espaço das vias respiratórias fica estreito, o que causa uma vibração nos tecidos da garganta.

Nós não roncamos quando estamos acordados porque os músculos da garganta mantêm as vias aéreas abertas o suficiente para um fluxo suave de ar para os pulmões. 

+ Leia Mais: Colchões mmartan: conheça o tipo ideal para o seu sono

Ok, não é possível roncar acordado, mas o que significa o ronco?

Existem vários motivos pelos quais podemos roncar. O consumo de álcool ou medicamentos sedativos são os mais corriqueiros e podem acontecer com qualquer pessoa. Isso porque eles relaxam os músculos da faringe. 

O tabagismo é outro motivo pelo qual as pessoas podem roncar. O hábito de fumar gera um edema na mucosa, levando ao estreitamento da nasofaringe e, consequentemente, fazendo com que o fumante ronque.

Sobrepeso, asma e a posição para dormir (principalmente dormir de barriga para cima) também são outros motivos que podem levar ao ronco.

Apneia do sono e o ronco

A apneia do sono, distúrbio que pode ser definido como a interrupção da respiração por alguns momentos durante a noite, também gera o ronco. Na verdade pode se dizer que ele é o principal indicativo de que uma pessoa pode estar sofrendo deste problema de saúde. A apneia do sono deve ser tratada por um médico por ser potencialmente perigosa.

Outros sintomas deste distúrbio do sono são sensação de sufocamento enquanto dorme, dor de cabeça matinal e sonolência diurna. Pessoas que dividem o quarto com alguém podem contar com a observação do parceiro ou parceira para saber se estão acontecendo pausas respiratórias ou até mesmo um sono barulhento e/ou agitado.

O diagnóstico da apneia do sono depende de um médico e pode ser alcançado com a ajuda de exames como a polissonografia.

+ Leia Mais: Temperatura no quarto e o sono: por que se preocupar com o calor e o frio?

Se não é possível roncar acordado, existem outros barulhos que podemos fazer?

Sim, existem outros barulhos ou chiados que nosso corpo faz e eles são um indicativo de que você deve procurar ajuda médica. Um exemplo é o estridor. Este barulho acontece quando inalamos ar e geralmente é suficientemente alto para ser ouvido a uma determinada distância. O estridor é um som ofegante resultado de uma obstrução parcial da faringe, laringe ou traqueia. Ele tem diversas causas. Nos adultos o estridor pode ocorrer por conta de: 

  • Tumor
  • Abscesso
  • Inchaço (edema) das vias aéreas superiores
  • Paralisia ou disfunção das cordas vocais
  • Objeto estranho inalado (ocasionalmente)
  • Infecção da epiglote

Já nas crianças pode ser por causa de:

  • Crupe (inflamação da traqueia e da laringe)
  • Um corpo estranho inalado
  • Uma infecção da epiglote

Outro barulho são os sibilos. Eles decorrem do estreitamento ou bloqueio (obstrução) parcial de alguma região das vias aéreas. As suas causas mais comuns são asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A bronquite aguda também pode ser ocasionalmente a causa de sibilos em pessoas de um modo geral saudáveis.

Aqui no Persono sempre aconselhamos que você busque ajuda médica caso suspeite de algum problema de saúde. No geral, o especialista que ajuda com problemas relacionados à respiração é o pneumologista. No caso de chiados e barulhos feitos pelo corpo, busque ajuda para ter o diagnóstico e saber do médico qual tratamento você deve seguir.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email