Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMenu

05 de agosto, 2022

Dormir com a TV ligada faz mal?

Dormir com a TV ligada faz mal?

Cada pessoa tem seu próprio ritual para pegar no sono. A ciência recomenda que as telas sejam deixadas de lado no momento de dormir. Isso significa que é hora de desligar a televisão e se afastar do celular. Mas é bem provável que você conheça alguém que faz questão de dormir com a TV ligada (ou essa pessoa seja você).

Mesmo com a popularização da internet, a televisão continua sendo o meio de comunicação mais presente nos lares brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, 96,3% das residências do país tinham pelo menos um aparelho de TV, enquanto a internet era usada em 82,7% dos domicílios.

Com essa presença, é impossível que não se criem hábitos em relação à televisão. Cada pessoa tem seus canais e programas favoritos. Além disso, também é possível assistir em um aparelho de TV os streamings, serviços que oferecem filmes e séries a qualquer hora. Mas a hora de dormir é o momento certo de ver TV?

Por que dormir com a TV ligada prejudica o sono?

Prejudica a produção do hormônio do sono

Dormir com a TV ligada prejudica a produção de melatonina, o hormônio do sono. É ele quem avisa para o corpo que é hora de descansar. Só que tem um detalhe: a melatonina é produzida no escuro. 

Aparelhos de televisão e outros dispositivos emitem luz azul, que confunde o cérebro e dificulta para ele saber se é dia ou noite. Essa confusão acaba fazendo com que adormecer ou se manter dormindo seja mais difícil.

Dificulta o descanso do cérebro 

Um outro motivo para evitar dormir com a TV ligada está relacionado aos sons que não nos são familiares. Um estudo feito por pesquisadores austríacos mostrou que o cérebro acaba ficando em estado de alerta quando ouve barulhos desconhecidos, o que prejudica o descanso.    

Pode causar obesidade

O hábito de dormir com a TV ligada também mostrou ligação com o aumento de casos de obesidade. A conclusão é de um estudo feito por cientistas norte-americanos com 43.722 mulheres. 

De acordo com os pesquisadores, “a luz artificial à noite durante o sono foi significativamente associada ao aumento do risco de ganho de peso e obesidade, especialmente em mulheres que tinham uma luz ou uma televisão ligada no quarto enquanto dormiam”.

Prejudica a quantidade de horas que devemos dormir

Por fim, existe a quantidade de horas de dormir que devemos ter por noite. Um levantamento feito pela Sleep Foundation mostrou 73,1% dos americanos assistem TV antes de pegar no sono. 

No mesmo levantamento, 50,4% dos entrevistados alegaram dormir 7 horas ou menos, o que pode causar privação de sono. Não dormir a quantidade de horas recomendadas pode causar envelhecimento da pele e infarto, por exemplo.  

Peguei no sono com a TV ligada, e agora?

Acontece. Quem nunca vestiu o pijama, deitou na cama, deu play naquele filme ou série que estava super empolgado para assistir e, de repente, não conseguiu manter os olhos abertos? A solução para esse tipo de situação é muito simples e está no manual da televisão.

Hoje em dia a grande maioria dos aparelhos de TV vem com a possibilidade de serem programadas para desligarem sozinhas. Então se você está todo confortável para dormir e ainda assim arriscou assistir um pouco de televisão, programe para que ela desligue depois de um determinado período de tempo.

Não esqueça que o sono precisa ser restaurador. Caso você perceba alguma relação entre o hábito de assistir televisão com noites que não consegue dormir direito, procure um profissional especialista em sono. 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email