Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
13 de outubro, 2023
Dormir no sofá é uma cena clássica. Quem nunca chegou em casa do trabalho, tomou banho, se jogou nele para assistir televisão e pegou no sono alguns minutos depois? E tem gente que vai noite adentro dormindo no sofá mesmo. Outras pessoas acordam – ou são acordadas por alguém – e seguem para a cama.
Só que aí, como em um passe de mágica, o sono some. Nem parece que estava dormindo deliciosamente há apenas segundos atrás. Daí surge a dúvida: por que é que o sono chegou tão rápido no sofá, mas sumiu na mesma velocidade quando fui para a cama?
Alguns fatores são responsáveis por nos fazer dormir no sofá. O primeiro deles é a pressão do sono. Esse efeito pode ser descrito da seguinte forma: quanto mais tempo ficamos acordados, mais necessidade sentimos de dormir. Então, quando você deita no sofá, a sua pressão do sono é grande, porque você está há bastante tempo acordado.
Um segundo fator é o nosso ritmo circadiano, o famoso relógio biológico. Ele é responsável por controlar diversas mudanças no nosso corpo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Então como é noite, seu ritmo circadiano já pode estar indicando para você que é hora de pegar no sono.
Por fim, o ambiente também ajuda a dar aquela vontade de dormir. Imagine que o sofá é confortável, a sala está com uma temperatura agradável e a única luz é da televisão. Só de pensar dá uma vontade de dormir, não é?!
Ir para a cama depois de dormir no sofá pode atrapalhar o sono no quarto dependendo da quantidade de tempo que você cochilou na sala. Se a sua soneca durou apenas alguns minutinhos, é improvável que a pressão do sono tenha diminuído o suficiente para impedir você de dormir novamente.
Mas se o cochilo no sofá durou uma hora, então provavelmente pegar no sono na cama vai ser um problema. É que um ciclo do sono dura em torno de 90 minutos e é dividido em quatro fases. Caso você tenha acordado na fase do sono profundo, vai se sentir grogue e conseguirá voltar a dormir com mais facilidade. Agora se você acordou em um estágio leve, é bem possível que demore a voltar a dormir.
E se nessa ida do sofá até a cama você mexer no celular ou acender as luzes, pode dificultar ainda mais a volta ao descanso. É que a luz prejudica a produção da melatonina, o hormônio do sono.
Ok, a gente sabe que a vontade de dormir no sofá às vezes é muito incontrolável. Para quando essa situação acontecer, temos algumas dicas. Evite mexer em aparelhos eletrônicos e use o mínimo de iluminação possível. Tenha um quarto confortável e apto para uma boa noite de descanso: escuro e com a temperatura ideal para dormir.
Se o som da TV é o motivo pelo qual você deita no sofá para pegar no sono, está na hora de conhecer outros barulhos que podem ajudar você a dormir. Se você clicar aqui, será redirecionado para um post sobre ruídos que vão te ajudar a dormir melhor.
Por fim, busque manter a regularidade do seu sono, ou seja, durma e acorde todos os dias no mesmo horário. E se você sabe que depois de dormir no sofá não vai conseguir pegar no sono novamente depois que ir para a cama, não pratique mais este hábito.
Boa noite… na cama!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: