Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
05 de janeiro, 2024
Dá para saber pela sua cara se você acordou agora. É muito fácil fazer essa dedução. É que quando despertamos, ficamos com o rosto inchado. Para piorar, algumas situações podem acentuar essa característica, digamos que, “passageira”, pois após um determinado período de tempo, o rosto volta ao estado normal.
E o que faz nossa cara ficar inchada? Diversas situações podem mudar temporariamente seu rosto logo após o despertar. Neste post você vai descobrir quais são e como evitar o rosto inchado.
+ Leia Mais: Excesso de TV e celular tiram o sono dos brasileiros
Uma resposta que talvez você não esteja esperando: o seu estilo de vida pode ser o responsável pelo seu rosto inchado assim que você acorda. Mas esta não é a única razão. O rosto inchado pode aparecer também por conta de uma lesão facial ou indicar algum problema de saúde.
E, claro, apenas uma noite de sono é capaz de causar inchaço no rosto. Isso ocorre por conta da retenção normal de líquidos durante a noite. Dá para notar mais ainda “cara de sono” de pessoas que dormem muito ou pouco. Durante a manhã, esses líquidos podem desaparecer.
Agora voltando ao estilo de vida, sabe aquela bebedeira da noite anterior? Ou a maquiagem que você não tirou? E até mesmo o que você comeu? Tudo isso pode fazer você acordar de rosto inchado.
Em relação a problemas de saúde, alergias, sinusite, hipotireoidismo e a Síndrome de Cushing (doença caracterizada pelo excesso de corticosteroides) são responsáveis pelo inchaço no rosto. Especificamente para as mulheres, a menstruação também é capaz de deixar o rosto inchado.
Existem diferentes tratamentos para evitar a “cara de sono”. Tudo vai depender da causa. Como falamos, é normal que no decorrer da manhã, os líquidos acumulados não fiquem mais retidos e o rosto volte ao normal.
Algumas técnicas são aliadas do desinchaço. Alguns produtos dermatológicos são focados justamente em reduzir o inchaço. Consulte um dermatologista para saber que tipo de produto aplicar no rosto. Espirrar um pouco de água fria pode ajudar no desinchaço. Outras formas de evitar a “cara de sono” no outro dia de manhã vão de encontro às causas que citamos no tópico anterior. Você deve:
Algumas pessoas têm predisposição para acordar com o rosto inchado. Mas não é porque você não sai da cama com cara de sono que ela não pode aparecer quando você se olhar no espelho. Além do inchaço, apenas uma noite de sono mal-dormida também causa outros efeitos no rosto, entre eles:
Dormir evita tudo isso e ainda ajuda na saúde da pele.
+ Leia Mais: Sabia que existe uma relação entre sono e compaixão?
Enquanto dormimos, o corpo segue realizando diversas ações em praticamente toda a sua totalidade. Não é diferente com a pele. Pequenas feridas e machucados tem sua recuperação acelerada. Na contramão, o envelhecimento é desacelerado. Quanto melhor o nosso, a nossa pele fica mais resistente ao envelhecimento.
O sono também previne a vermelhidão nos olhos. Outra característica que, junto com o rosto inchado, deixa bem claro que você provavelmente não dormiu nada bem. Até o cabelo é beneficiado pelo sono. Ele fica mais brilhoso, forte e cheio quando nosso sono é bom.
Não esqueça: não faça tratamentos dermatológicos por conta própria. Cada pele tem uma necessidade. Procure um dermatologista para saber qual o tratamento ideal para o seu caso, se você suspeita que está com algum problema.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: