Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?
30 de setembro, 2022
Quando vamos dormir escolhemos a posição mais confortável para pegar no sono. Acontece que nem sempre acordamos do mesmo jeito que deitamos. O que não é um problema. É completamente normal se mexer durante o sono. Só que a questão não é se você se move, mas o quanto se move.
O sono é um processo natural do corpo que nos ajuda a recarregar as energias. Enquanto dormimos, uma série de processos acontecem no nosso organismo. Na manhã seguinte precisamos sentir que descansamos. O corpo precisa estar com energia para funcionar bem durante o dia. Muito movimento enquanto dormimos pode indicar que o sono não está sendo reparador.
Mas por que o corpo fica parado ou faz poucos movimentos enquanto dormimos? E o que significa se mexer muito durante o sono?
+ Leia Mais: Como perder o medo de dormir sozinho
Às vezes falamos ou escutamos alguém dizer que “dormiu feito uma pedra”. Com essa frase queremos falar que dormimos tão profundamente que o sono foi maravilhoso. E uma pedra não se move, certo?! Na verdade, nossos movimentos ocorrem durante breves despertares durante a noite.
“Acontece que a maioria das pessoas não se lembra de mudar de posição por causa da inércia do sono, que faz com que a gente não se recorde do que acontece nos últimos minutos de consciência antes de dormir. Após dormir de novo, as pessoas não vão se mexer ou virar em condições normais de sono”, explica a PhD e professora associada associada de anestesiologia, fisiologia molecular e integrativa e neurociência da Universidade de Michigan, Gina Poe.
O corpo também nos impede de realizar movimentos para nos proteger de nós mesmos. Na fase do sono REM, mais conhecida pelos sonhos vívidos, perdemos temporariamente o tônus muscular, o que gera uma paralisia temporária dos músculos do corpo. Esse fenômeno é conhecido como atonia. Caso ele não acontecesse, poderíamos acabar encenando nossos sonhos.
A paralisia do sono é um distúrbio do sono característico da fase REM. Ela acontece quando recuperamos a consciência em estado de atonia. Nosso corpo permanece sem a capacidade de se movimentar, mas percebendo o que acontece ao redor.
Em geral, a paralisia do sono pode ser acompanhada de alucinações nas quais as pessoas acham que tem um invasor perigoso no quarto ou uma presença fantasmagórica. Todo esse cenário vem acompanhado com uma pressão no tórax e uma tentativa de fugir em vão, o que aumenta o medo. Mas a paralisia do sono não representa nenhum tipo de perigo real.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se mexer bastante durante o sono são diversos. Muitos movimentos durante o sono acabam atrapalhando o descanso que o corpo precisa. Geralmente eles estão ligados a questões de saúde mental ou médica. Se você se mexe muito dormindo é porque pode estar:
Os distúrbios que costumam fazer a pessoa se mexer durante o sono de forma que atrapalha o descanso são:
+ Leia Mais: Dorme 8 horas e acorda cansado? Você está dormindo errado!
Uma rotina de higiene do sono pode ajudar a amenizar a quantidade de movimentos que impedem o corpo de ter o descanso que precisa. É necessário manter consistência no horário de dormir, evitar aparelhos eletrônicos, ter uma alimentação balanceada e praticar técnicas de relaxamento, como meditação.
Para um diagnóstico mais preciso dos motivos que estão levando você a se mexer durante o sono, não deixe de consultar um médico do sono. O especialista vai ajudar você com o tratamento mais indicado para que suas noites sejam menos agitadas.
Boa noite!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre: