Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

07 de julho, 2023

O tampão de ouvido ajuda mesmo a dormir melhor?

O tampão de ouvido ajuda mesmo a dormir melhor?

Existem muitos fatores capazes de tornar nossas noites de sono um pesadelo. O barulho é um deles, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos. O bom é que existem soluções que conseguem amenizar os sons ao redor. Um item capaz de ajudar a diminuir o barulho ao redor é o tampão de ouvido e é sobre ele que vamos falar neste post.

Mas antes de começar a ler este texto, existe uma observação importante. Caso você deseje adotar o tampão de ouvido como uma solução contra o barulho, consulte um médico antes. O especialista responsável pela saúde dos ouvidos é o otorrinolaringologista. Ele pode ajudar com orientações para que o item seja usado da melhor forma.

+ Leia Mais: Tapa olho para dormir e seus benefícios

Quanto barulho é necessário para atrapalhar o sono?

Mesmo acordados, temos que ter cuidado com o barulho. Só para você ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define como seguro sons com volume de 85 decibéis, que podem ser ouvidos por um máximo de oito horas. Caso o volume aumente, o tempo seguro de exposição cai dramaticamente, podendo causar danos à audição.

Acredite se quiser, mas em relação ao sono, o barulho normal do trânsito ou uma conversa em tom médio já aumentam em 25% as chances de uma pessoa acordar. Esses ruídos têm aproximadamente 60 decibéis. E o que acontece quando não dormimos bem? Cresce o risco de infarto, AVC, a imunidade baixa, a saúde mental é afetada e uma série de outros problemas de saúde.

Benefícios do tampão de ouvido

Se recorrer ao tampão de ouvido é a solução que você encontrou para evitar o barulho, fique atento se ele realmente está sendo efetivo. Ou seja, se antes os sons que incomodavam não incomodam mais, então significa que suas noites estão sendo melhores. Como consequência, você ganha os benefícios de um sono de qualidade. E dormir bem significa:

  • Reduzir o risco de diabetes;
  • Prevenir diferentes tipos de câncer;
  • Diminuir o risco de derrame cerebral;
  • Promover a alimentação saudável;
  • Ter disposição para praticar atividades físicas; 
  • E diversos outros benefícios.

Quais os riscos de usar tampão de ouvido

Existem alguns riscos relacionados ao uso regular do tampão de ouvido. Com o passar do tempo, ele pode impedir que a cera saia do ouvido (que é o caminho natural) e empurrá-la de volta para dentro. Especialistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, alertam que esse fenômeno pode causar inflamação do canal auditivo. 

Este problema de saúde tem a capacidade de levar à infecção ou ruptura do tímpano, o que pode resultar em perda auditiva e/ou secreção malcheirosa do ouvido. A infecção é capaz de se espalhar para os seios nasais, às vezes levando a meningite, abscesso cerebral ou fístula causadora de vertigem. 

Os tímpanos rompidos têm a capacidade de cicatrizar por conta própria (em alguns casos), mas às vezes é necessário realizar cirurgia. 

Os especialistas da Universidade de Columbia também alertam para a higiene do tampão de ouvido. Caso você não faça a limpeza regular e corretamente, os problemas de saúde que falamos podem se tornar mais graves. Eles sugerem que a limpeza seja feita com água e sabão neutro e que o tampão seja enxaguado com água limpa. 

Depois é preciso deixar secar e usar um pano limpo para remover o excesso de umidade. Caso o tampão de ouvido mantenha o aspecto de sujo após a lavagem, ou caso perca a maciez, é o momento de se desfazer dele e comprar novos.

+ Leia Mais: Como voltar a dormir após acordar de madrugada

Não consegue se adaptar ao tampão de ouvido?

Se você não consegue se adaptar ao uso do tampão de ouvido, existem outras soluções. Caso o barulho que atrapalhe seu sono seja externo, experimente a instalação de janelas antirruído.

Mas se o problema é o ronco da pessoa que dorme com você, peça para ela procurar um médico especialista em sono. Isso pode evitar a necessidade do tampão de ouvido. Além do mais, se uma pessoa ronca todos os dias, é necessário de qualquer forma investigar o que está causando o ronco, pois seu companheiro ou companheira pode estar sofrendo com algum distúrbio do sono.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email