Sono Campeão: Os impactos do sono na performance esportiva

20 de julho, 2021

Sono Campeão: Os impactos do sono na performance esportiva

Você já deve saber que enquanto dorme, o seu organismo cumpre diversas funções exclusivas da hora de dormir que são essenciais para a sua saúde e disposição.

Imagina para os atletas, que levam os corpos a limites de estresse incomparáveis a todos os demais. Uma boa noite de sono deve fazer uma bela diferença no desempenho esportivo, não é mesmo?

+ Leia mais: Os benefícios do sono para a saúde

Para falar sobre esse assunto, nos reunimos com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) em um webinar no canal do Persono no YouTube.

O bate-papo conta com a participação do Diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Jorge Bichara, a Coordenadora Médica do Comitê, Dra. Ana Carolina Corte, e o Diretor de Ciência de Dados da Coteminas, Carlos Azevedo.

Veja abaixo alguns pontos que foram discutidos no webinar:

O que é COB e qual a sua função?

O COB é o Comitê Olímpico do Brasil, a instituição responsável pela preparação das equipes brasileiras que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos.

O COB trabalha aliado aos conceitos mais modernos da ciência do esporte, ou seja, com base em metodologias aplicadas de forma científica e que buscam a melhor preparação e aproveitamento dos atletas em termos fisiológicos, biomecânicos e psicológicos.

+ Leia mais: Persono é o novo patrocinador do COB, o Comitê Olímpico do Brasil

Como é a preparação dos atletas brasileiros para as grandes competições?

Além dos treinos, o que acontece fora das quadras também é de extrema importância. 

Quando falamos em preparação física, estamos automaticamente falando de recuperação, afinal o atleta precisa estar cada vez mais apto a se submeter a treinos mais pesados e de maior qualidade para garantir as medalhas. 

A recuperação está relacionada à capacidade muscular, à nutrição e, principalmente, ao descanso. A forma mais eficiente de recuperação é o sono.

Por isso, o programa de preparação dos atletas inclui desde escolha dos alimentos, até atividades de higiene do sono e testes de cronotipo, o que possibilita uma estratégia personalizada para cada atleta.

+ Leia mais: O que é cronotipo, os diferentes tipos e como descobrir o seu

Como o sono interfere no desempenho esportivo?

O sono impacta no desempenho esportivo de diversas formas. Dormir o suficiente e ter um sono de qualidade são indispensáveis para a recuperação muscular, capacidade cognitiva, prevenção de lesões, velocidade, imunidade, entre outros fatores. Em outras palavras, o sono é tão necessário quanto o treino.

Por outro lado, dormir insuficientemente e/ou mal estão cientificamente relacionados a problemas como menos precisão, menos atenção, dificuldade de aprendizagem e tomada de decisões, maior risco de acidentes e doenças, entre outros problemas que prejudicam a saúde e performance do atleta

+ Leia mais: A importância do sono para atletas profissionais

Como os atletas se adaptam ao fuso horário?

Para cada hora de diferença de fuso, é necessário um dia de adaptação. Em eventos esportivos acontecendo no Japão, por exemplo, temos 12 horas de fuso em relação ao Horário de Brasília. Ou seja, 12 dias de adaptação. 

Por isso, o planejamento do COB considera a necessidade de buscar o melhor tipo de adaptação, como por exemplo a chegada antecipada dos atletas e estudos de local e instalação, o que possibilita o treinamento aliado ao descanso durante esses dias de antecedência às competições.

+ Leia mais: Olimpíadas: Como acompanhar os jogos de madrugada

Como a tecnologia pode ajudar a performance dos atletas?

Uma das maneiras que a tecnologia contribui com o desempenho esportivo é por meio do monitoramento do sono. Através de sleep trackers (muitos sem contato direto com o corpo, permitindo maior conforto), o sono dos atletas pode ser acompanhado por médicos e treinadores.

O acompanhamento das horas dormindo e das fases do sono, por exemplo, é capaz de dar ao profissional de saúde uma visão ampla do sono do atleta, o que pode auxiliar no diagnóstico de distúrbios e na preparação para competições.

+ Leia mais: Qual é a diferença entre a actigrafia e os sleep trackers

O Persono é fornecedor oficial do Time Brasil. Mais do que isso, o nosso objetivo é ter uma parceria real entre os nossos times técnicos e científicos com os do COB, ambos com foco total na importância da qualidade do sono para atletas de quaisquer modalidades.


Para assistir ao webinar completo, clique aqui ou no vídeo abaixo. Aproveite e se inscreva no canal do Youtube do Persono e siga o nosso Instagram para ver mais dicas de sono e saúde.

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