Como acompanhar os jogos de madrugada

23 de junho, 2021

Como acompanhar os jogos de madrugada

Contagem regressiva para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Sim, você leu certo, estamos em 2021, mas devido à pandemia do novo Coronavírus, os Jogos Olímpicos foram adiados em um ano, mas mantiveram o seu nome oficial e a logo.

Como fornecedores oficiais do Time Brasil, nós do Persono e de toda a Coteminas, estamos ansiosos para ver os nossos atletas brilhando. 

Só que com a Olimpíada acontecendo no Japão e as suas 12 horas de fuso em relação ao Horário de Brasília, acompanhar as disputas não vai ser tarefa fácil. Afinal, elas irão acontecer, quase em sua totalidade, enquanto estamos dormindo. E agora?

Preparamos algumas sugestões para você não perder a emoção dos Jogos, mas também não perder (tanto) o seu sono e ter que arcar com as consequências de dormir mal.

Como assistir às Olimpíadas de Tóquio sem perder o sono

Tem dicas para quem quer ver de madrugada e pra quem já sabe que não vai rolar virar tantas noites seguidas.

A tecnologia está aqui para ajudar – versão TV 

Não estamos falando de nenhum dispositivo para te manter acordado de madrugada, mas sim da sua televisão. É isso mesmo.

Diferentes fornecedoras de televisão à cabo oferecem pacotes de serviço atrelados a um decodificador com a funcionalidade de gravação da programação. É a versão século XXI da gravação em fita VHS (geração Z, desculpem-nos se não entenderem a referência. A gente promete que não é cringe). 

No geral, esses aparelhos permitem a gravação de até dois canais simultaneamente, assim você não perde nada mesmo e garante um café da manhã acompanhado dos seus esportes favoritos.

A tecnologia está aqui para ajudar – versão Internet

Não tem a tecnologia de gravação de TV a cabo para ver as Olimpíadas? Tudo bem.

Os jogos serão transmitidos em sua integridade na internet, com a GloboPlay prometendo até 45 canais simultâneos para que o público possa acompanhar todas as modalidades, do tiro com arco ao vôlei, passando por canoagem, marcha atlética, ginástica e tantos outros.

Os conteúdos ficam guardados e você pode ver o que quiser no horário que quiser. 

Ah, e o Persono também terá muito conteúdo para você acompanhar os melhores momentos do Time Brasil no Japão.

Canal Olímpico do Brasil 

O Canal Olímpico do Brasil foi criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para que o público fique mais próximo dos nossos atletas. E isso desde já, com a transmissão ao vivo das últimas eliminatórias, campeonatos e seletivas antes das Olimpíadas em Tóquio.

No Japão, o Canal Olímpico também trará conteúdo exclusivo e entrevistas com os nossos medalhistas. 

Mas se você quiser acompanhar as Olimpíadas ao vivo…

… o jeito vai ser lidar com as mesmas dificuldades de adaptação de sono quando viajamos para lugares com outros fusos horários, o famoso jetlag. 

Abaixo algumas dicas para lidar melhor com essas mudanças de horário:

Faça escolhas: Se possível, escolha os dias que você vai ficar de pé até mais tarde para acompanhar as Olimpíadas de Tóquio. Veja as modalidades e disputas que mais te interessam e já comece a montar o seu calendário para acompanhá-las.

Comece a se preparar já: Essa é especial para quem vai acompanhar todos os jogos e virar todas as madrugadas, dos fãs de esporte aos jornalistas esportivos que o farão por obrigação profissional. 

Pode parecer exagero, mas quanto antes você começar a se adaptar ao novo horário, melhor. Vá ajustando o horário pouco a pouco, meia hora por dia. Assim quando chegar a Abertura das Olimpíadas, você estará pronto para sua nova rotina.

Durma: Sim, esse é um conselho importante. Durma o que for possível entre o fim do esporte que você estava vendo e até o início das suas atividades de rotina, pelo o menos para descansar um pouco. 

Se possível, tire um cochilo na hora do almoço ou quando for possível. Mas lembre-se: o sono não é cheque para ser compensado, mas em dias que o sono é pouco, a soneca pode ser uma boa aliada. 

Regule o seu acesso à luz: Quando você for dormir, possivelmente o dia já terá amanhecido e já haverá luz natural. Como será necessário aproveitar ao máximo o sono (curto) que você terá, é ainda mais importante proteger-se da luz, uma grande inimiga de hora de dormir. Uma boa dica para isso é utilizar cortinas blackout ou persianas que mantêm o quarto escuro.

Cuide da sua dieta: Essa é uma recomendação dada inclusive pela FIFA aos atletas. Um café da manhã (seja a hora que for) rico em proteínas ajuda a ter mais energia durante o dia. Já alimentos ricos em carboidratos e gorduras podem aumentar o sono e deixar uma pessoa “mais lenta”, então é importante evitá-los.

Evite a cafeína: Se o sono vier, deixe vir. Respeite o seu ritmo circadiano e o seu corpo quando eles pedirem um descanso, evitando usar a cafeína como muleta para ficar acordado enquanto acompanha as Olimpíadas. A substância não apenas pode irritar o seu estômago, como continua fazendo efeito no corpo até sete horas depois do consumo. Ou seja: quando você finalmente for descansar, não vai fazer isso direito porque ela não vai deixar.

Curta as Olimpíadas mas não descuide do seu sono. Conte com o Persono para te atualizar sobre o que está acontecendo em Tóquio (em breve a gente te conta mais sobre isso!) e pra manter o seu sono em dia.

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