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27 de maio, 2022

Serotonina e sono: a relação do hormônio da felicidade e a hora de dormir

Serotonina e sono: a relação do hormônio da felicidade e a hora de dormir

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células nervosas (os neurônios). A definição é simples, mas a função desse hormônio mexe com uma série de atividades do nosso corpo que afetam nossa sensação de bem-estar. É por este motivo que ela é conhecida como o hormônio da felicidade.

A baixa quantidade de serotonina está ligada a uma série de problemas de saúde, entre eles a depressão, e pode desregular o sono. Mas qual é o impacto direto desse hormônio na hora de dormir? Qual a relação dele com a melatonina, o hormônio do sono? É bom ter uma alta taxa do hormônio que causa sensação de bem-estar?

Para que serve a serotonina?

Antes de falar da relação entre serotonina e sono, é preciso entender o motivo pelo qual esse hormônio tem a fama de estar diretamente ligado à felicidade. Vale lembrar que nosso corpo produz diversos hormônios, mais precisamente nas glândulas endócrinas, e eles atuam como mensageiros responsáveis pelo controle e coordenação de atividades em todo o corpo.

A serotonina é encontrada principalmente no sistema digestivo, mas com presença também nas plaquetas de sangue e em todo o sistema nervoso central. Mas finalmente, o que ela faz com o corpo?

Na dose certa, a serotonina regula: 

  • Sono;
  • Ritmo cardíaco;
  • Humor;
  • Apetite;
  • Memória;
  • Temperatura do corpo.

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Como conseguir o hormônio da felicidade?

Por incrível que pareça, não é difícil produzir felicidade. É possível liberar a serotonina fazendo exercícios físicos, ficando exposto a luz solar e meditando. Com os níveis normais do hormônio no corpo, a pessoa se sente mais feliz, focada, calma, menos ansiosa e com maior estabilidade emocional. Baixos níveis de serotonina no corpo podem levar a cansaço constante, desconforto intestinal e até mesmo depressão.

Também é feita uma relação direta entre alimentação e serotonina, mas o triptofano, aminoácido necessário para a produção da serotonina e encontrado em alguns alimentos, não chega ao cérebro. Então, apesar de ser verdade que bananas, por exemplo, contém serotonina, ela não chega a ultrapassar a barreira hematoencefálica – que impede a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central.

Qual a relação entre serotonina e sono?

O hormônio do sono é a melatonina. Ele nos faz ter vontade de dormir à noite, pois é produzido naturalmente pelo corpo, mais especificamente na glândula pineal, na ausência de luz. E a serotonina tem sua parte de responsabilidade no processo de produção da melatonina.  

Após uma sequência de reações enzimáticas, o hormônio da felicidade produz o hormônio do sono. Isso significa que cuidar do corpo, com exercícios e exposição ao sol, e da mente, com meditação, é importante para uma boa noite de sono. E uma boa noite de sono é importante para realizar bem e com disposição todas essas atividades. Vale lembrar que a exposição ao sol é importante, mas deve ser evitada das 10h às 16h.

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Como identificar nossos níveis de serotonina?

Nem 8 e nem 80. Não vá achando que agora que sabe onde encontrar felicidade você vai querer ter muita. Por incrível que pareça, a alta taxa do hormônio da felicidade traz a possibilidade de problemas de saúde. 

O excesso de serotonina, assim como os baixos níveis do hormônio, pode causar a síndrome carcinóide. Ela acontece quando surgem tumores carcinóides que produzem substâncias semelhantes a hormônios, como a serotonina.

A taxa de serotonina é medida por meio de um exame de sangue. Os níveis aceitáveis do hormônio no corpo variam de 50 a 200 ng/Ml, na qual ng significa nanograma. Mas a avaliação final deve ser feita pelo médico para que você possa ficar seguro com a “taxa de felicidade” que existe no seu corpo.

Boa noite!

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