Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

15 de maio, 2023

Microssono: o que é e como pode ser perigoso

Microssono: o que é e como pode ser perigoso

Já sentiu como se o corpo todo desligasse por inteiro? Como se você tivesse dormido por segundos? Sim, esse é um fenômeno possível de acontecer e se chama microssono. Mas não confunda com sono polifásico, que é quando de maneira proposital a pessoa divide o sono em partes (inclusive NÃO recomendado).

O microssono é quando dormimos por 15 segundos ou menos. Mesmo que pareça um tempo muito pequeno, é o suficiente para ser perigoso. Algumas situações na qual dormimos por segundos podem acontecer, por exemplo, enquanto dirigimos. Tenso, né!? Mas o que causa o microssono? Ele é um distúrbio do sono? Entenda mais sobre esse fenômeno inusitado aqui no post!

+ Leia Mais: O que é burnout e como afeta seu sono?

Qual é o conceito de microssono?

Além de fazer com que a pessoa cochile em segundos, o microssono também pode passar despercebido. Existem episódios que as pessoas nem percebem que dormiram. É possível que o microssono aconteça em qualquer situação e em qualquer lugar. 

Os episódios podem ser diferentes de uma pessoa para outra, mas no geral são descritos como um breve fechar de olhos ou lapso de atenção, de acordo com a Sleep Foundation. Quando um caso de microssono acontece, a resposta da pessoa a estímulos externos é reduzida.

Conheça os sintomas do microssono

O sintoma mais característico do microssono é o fechamento parcial ou total dos olhos. Só que alguns episódios também podem ocorrer com eles abertos. Outros sintomas de microssono são:

  • Olhar vazio;
  • Cabeça baixa;
  • Piscadas de olhos lentas;
  • Incapacidade de lembrar os últimos um ou dois minutos antes do episódio.

Existem alguns sinais que o corpo pode emitir avisando que um episódio de microssono vai acontecer. Eles costumam ser incapacidade de manter os olhos abertos, bocejo excessivo e piscadas constantes para ficar acordado.

O que leva uma pessoa a ter microssono?

As pessoas podem ter episódios de microssono por estarem sonolentas ou privadas de sono. Sofrer de apneia e narcolepsia são fatores que aumentam o risco da pessoa dormir rapidamente por segundos. 

Distúrbios do ritmo circadiano e padrão de sono irregular também podem causar episódios de microssono. Isso não impede que pessoas que dormem bem também não passem por episódios. Tarefas tediosas e repetitivas podem causar microssono.

Cientistas da Nova Zelândia inclusive chegaram à conclusão de que as pessoas que têm padrões regulares e eficientes de sono podem ter mais propensão a microssonos do que outras pessoas se seu padrão regular é interrompido pela restrição do sono.

Os episódios de microssono podem causar acidentes. Motoristas ou trabalhadores que operam máquinas, por exemplo, devem ficar alertas e procurar um especialista caso sintam que estão dormindo brevemente.

+ Leia Mais: Insônia pós-parto: o que é e como tratar 

Quais são os tratamentos para microssono 

Por estar ligado a privação de sono, o microssono pode ser tratado com a pessoa passando a dormir adequadamente. Um adulto deve dormir de 7 a 9 horas por noite. Uma boa rotina de higiene do sono pode ajudar você a dormir melhor. Alguns hábitos facilitam para que você tenha uma boa noite:

  • Evite a tela do celular antes de ir para a cama; 
  • Não consuma bebidas com cafeína;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Mantenha o quarto escuro e em uma temperatura agradável para dormir.

Caso um distúrbio do sono seja o responsável por episódios de microssono, ele deve ser adequadamente tratado. Para isso, procure um médico especialista em sono que vai ajudar a realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Não esqueça de dizer para o profissional de saúde que o microssono está acontecendo. 

Remédios que ajudam a ficar acordado devem ser sempre tomados com indicação e acompanhamento médico. 

Procure ter uma boa noite para ter um bom dia sem cochilos inesperados! 

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email