Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

21 de julho, 2023

Hipertensão noturna: o que é e qual a relação com o sono

Hipertensão noturna: o que é e qual a relação com o sono

A hipertensão arterial, ou pressão alta como é conhecida, é uma doença crônica que tem como principal característica os altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Este problema de saúde faz o coração trabalhar com um esforço maior do que o normal. Além de aumentar durante o dia, a pressão também pode sofrer alterações durante o sono. Este fenômeno é conhecido como hipertensão noturna.

Mas por que o aumento da pressão é perigoso? Porque a hipertensão arterial é um fator de risco para uma série de graves problemas de saúde, como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. E não é porque ela pode aumentar enquanto dormimos que devemos nos preocupar menos.  

Quando ocorre hipertensão noturna?

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Já o indicativo de que uma pessoa pode sofrer de hipertensão noturna é quando a medida é de 110/65 mmHg (11 por 6,5), de acordo com novas diretrizes da Associação Americana do Coração implementadas em 2017. Antes disso, a entidade considerava como pressão alta noturna valores a partir de 120/70 mmHg (12 por 7). 

E os dois casos não ocorrem necessariamente ao mesmo tempo. Se a hipertensão noturna é acompanhada da diurna, ela recebe o nome de Hipertensão Sustentada ou persistente. Caso exista apenas o aumento da pressão durante a noite, ela passa a ser chamada de Hipertensão Arterial Noturna Isolada.

O que causa a hipertensão noturna?

Em 90% dos casos, a hipertensão é herdada dos pais. Indo além da questão hereditária, existem outros fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como certos hábitos de vida da pessoa. Os principais deles são:

  • Fumo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Estresse;
  • Elevado consumo de sal;
  • Níveis altos de colesterol;
  • Falta de atividade física.

Estas mesmas causas podem ser o motivo pelo qual uma pessoa sofre de hipertensão noturna. Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

Sintomas de que a pressão aumentou

A hipertensão costuma atacar de maneira silenciosa. Os sintomas tendem a aparecer somente quando a pressão sobe muito. A pessoa pode sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Já a hipertensão noturna tem a capacidade de causar problemas com o sono. As pessoas que sofrem com a pressão aumentando enquanto dormem podem sofrer de: 

Diagnosticando a hipertensão noturna

Não é comum acordar no meio da noite para aferir a pressão arterial. Então você deve estar pensando como é que as pessoas fazem para descobrir se tem hipertensão noturna. É simples. Existe um exame chamado monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) que é capaz de monitorar a pressão por 24 horas, ou seja, quando estamos acordados e dormindo.

O exame consiste em ficar por um dia inteiro com um equipamento composto por um monitor pequeno colocado na cintura e uma braçadeira geralmente colocada no braço não dominante. Ambos são conectados entre si por um tubo plástico fino. Durante as 24 horas do exame, o monitor insufla a braçadeira a cada 20 minutos para registrar a pressão obtida.

Como tratar a hipertensão?

A pressão alta não tem cura e o mesmo tratamento que existe para a hipertensão pode ser usado para a hipertensão noturna. Quem sofre desse problema de saúde precisa adotar um estilo de vida saudável. É indicado para as pessoas com pressão alta:

  • Manter o peso adequado, caso seja preciso, mudar hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal;
  • Realizar a prática de atividade física regularmente;
  • Ter momentos de lazer;
  • Não fumar;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Manter o diabetes sob controle.

Caso a hipertensão esteja causando problemas com seu sono, não deixe de falar para o médico.

Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email