Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

09 de janeiro, 2023

Descanso criativo: curta o que você gosta e aproveite o ócio

Descanso criativo: curta o que você gosta e aproveite o ócio

Você está buscando inspiração para um trabalho, mas ela não vem? Ou simplesmente não consegue encontrar uma solução para algum problema diário? Talvez você esteja precisando do descanso criativo.

O sono não é a única forma de relaxar a mente e o corpo. Existem outras 7 formas e aqui no Persono estamos produzindo uma série de conteúdos sobre cada uma delas. Neste post vamos falar sobre o descanso criativo.

Se você perdeu nossas postagens anteriores, basta clicar aqui para ler sobre o descanso físico, dar um clique aqui para saber mais sobre o descanso mental e acessar aqui para descobrir como praticar o descanso sensorial.

O que é criatividade?

Antes de falarmos do que é o descanso criativo, é necessário entender o que é criatividade. De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a definição tradicional do que é criatividade inclui duas partes: originalidade e funcionalidade. Mas com o passar do tempo, outros componentes foram adicionados ao debate sobre o que é ser criativo.

No geral, profissionais de diferentes áreas podem ser criativos a seu modo. Por exemplo, há uma diferença entre o tipo de criatividade que ajuda um artista a criar obras-primas e o que auxilia um físico a desenvolver novas teorias sobre a origem do universo. 

A criatividade exige esforço, seja para criar algo inovador, ou se adaptar, ou resolver problemas do dia a dia. Muito provavelmente você já se pegou buscando uma solução criativa para alguma questão do trabalho ou dos estudos.

O vencedor do Prêmio Pulitzer, repórter do The New York Times e autor de livros de ficção, Matt Richtel, escreveu um artigo para o jornal dando dicas de como ser criativo. Entre as mais de 10 dicas, ele destaca a importância de dar um descanso para o cérebro.   

O que é o descanso criativo?

Faz muito tempo que você não admira uma obra de arte? Ou sai para caminhar à toa sem precisar pensar no trabalho? Faz tempo que você não conversa com alguém que te inspira? Se as suas respostas foram sim, então você está deixando de praticar o descanso criativo. 

Esta forma de relaxar é justamente a que vai te ajudar a encontrar as soluções para problemas que você está enfrentando com o trabalho ou atividades acadêmicas. É por meio do descanso criativo que você vai encontrar novas referências, conhecer lugares ou pessoas que vão abrir seus horizontes.

Como praticar o descanso criativo?

Não é muito difícil praticar o descanso criativo. Durante uma apresentação do TED Ideas, a médica Saundra Dalton-Smith, que trabalha divulgando os 7 tipos de descanso que os seres humanos precisam, sugere que as pessoas devem passar o tempo admirando a natureza e trabalhos artísticos. Para estes tipos de atividades você pode:

  • Visitar museus e galerias de arte;
  • Viajar para lugares que você admira e te inspiram;
  • Apenas dar uma caminhada;
  • Conversar com pessoas que te trazem inspiração;
  • Praticar o ócio criativo.

A ideia é se desconectar de forma que você possa buscar inspiração sem forçar você mesmo para que ela apareça.

Quanto ao trabalho, Saundra aconselha transformar seu espaço no escritório em um lugar de inspiração. A dica para você é preencher as paredes com imagens de lugares que ama e obras de arte que “falam com você”. “Você não pode passar quarenta horas por semana olhando para paredes beges e esperar sentir paixão por alguma coisa, muito menos vir com ideias inovadoras e prontas”, falou Saundra durante a apresentação.   

Bom descanso!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email