Quer receber mais conteúdos gratuitos sobre o sono?

CloseIconMeu

04 de janeiro, 2023

Amigos do sono: tripé da saúde e outras dicas para dormir bem

Amigos do sono: tripé da saúde e outras dicas para dormir bem

Já comeu alguma coisa que te fez ficar virando de um lado para o outro sem conseguir pegar no sono? Ou já sentiu que foi mais fácil dormir depois de começar a praticar alguma atividade física? A princípio você pode pensar que a qualidade do sono não tem relação com o que você come ou com suas práticas esportivas, mas a verdade é que estão fortemente conectados. Alimentação e exercícios físicos influenciam diretamente na qualidade do sono e juntos os três inclusive formam o chamado tripé da saúde.

Nesta segunda parte do post sobre os amigos do descanso noturno você vai conhecer justamente hábitos, práticas e dicas que a princípio parecem não influenciar na hora de dormir, mas que pesquisas e estudos variados já provaram que existe ligação. E se você perdeu a primeira parte, clique aqui para realizar a leitura dela.

Os amigos do sono que formam o tripé da saúde

O sono e a alimentação, assim como o sono e os exercícios físicos tem uma relação bidirecional, ou seja, um afeta diretamente o outro. O que isso significa? Comer mal faz você dormir mal e vice-versa, ter uma vida sedentária faz você ter péssimas noites de sono e vice-versa.

Alimentação

Sabe aquele cafezinho durante a tarde ou aquela fritura que você escolheu comer na hora do jantar? Bom, eles podem atrapalhar seu sono. Para que a alimentação atue como amiga do sono, o ideal é investir em alimentos como:

  • Chás de Mulungu, Passiflora, Capim Cidreira, Camomila e Melissa;
  • Alimentos ricos em magnésio, como farelo de cereais e castanhas em geral;
  • Aveia.

Caso você precise melhorar sua alimentação no dia a dia ou perceba que ela pode ser a responsável por dificuldades na hora de dormir, deve procurar um nutricionista para que ele possa montar uma dieta com os alimentos para o seu caso.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são grandes aliados do sono. Quando nos exercitamos, liberamos substâncias relaxantes no corpo, facilitando a indução do sono. Só que dormir com o organismo quente diminui a eficiência do sono, pois após a prática de uma atividade esportiva o corpo leva em torno de duas horas para voltar ao ritmo e temperatura normais.

A sugestão é sempre que possível fazer exercícios, mas evitar esportes e treinos intensos até três horas antes de dormir. Alguns exercícios são mais indicados para o turno da noite. Caso a noite seja seu único horário disponível, invista em:

  • Yoga;
  • Alongamento;
  • Caminhada;
  • Pilates.

Amigos do sono que ajudam a relaxar

Além do tripé da saúde, existem ainda outros amigos do sono que ajudam a relaxar a mente na hora de dormir. Entre eles a milenar prática da meditação, a aromaterapia e o ASMR, que viralizou graças à internet.

Meditação

A meditação auxilia tanto a saúde física quanto a mental. A prática da meditação já se provou eficaz para casos de depressão, ansiedade e estresse. Em relação ao sono, ela se mostrou eficiente para ajudar quem sofre de insônia. Os efeitos físicos causados pela meditação são regulação da pressão arterial, frequência cardíaca e regulação do sangue, o que também influencia na hora de relaxar.

Aromaterapia

A aromaterapia consiste no uso de essências ou óleos essenciais extraídos de ervas e flores para melhoria e manutenção da saúde física e mental por meio de aromas específicos. Cada um deles tem finalidade própria. 

O uso dos aromas de plantas podem ajudar a reduzir o tempo que se leva para dormir, conhecido como latência do sono, pois alguns deles têm a capacidade de relaxar, desestressar e acalmar. Os óleos essenciais mais indicados para o quarto são:

  • Lavanda;
  • Laranja-azeda;
  • Rosa-chá;
  • Camomila;
  • Bergamota;
  • Ylang-ylang.

ASMR

O “Autonomous Sensory Meridian Response” ou Resposta Sensorial Meridiana Autônoma, em tradução livre, mais conhecido pela sigla ASMR, é a reprodução de um determinado tipo de sono que gera prazer para o cérebro. O YouTube está cheio de vídeos desse tipo: pessoas sussurrando, comendo, amassando papel, estourando plástico bolha… e por aí vai. 

Um vídeo de ASMR passa a sensação de que está fazendo uma “massagem no cérebro”, ajudando a relaxar. Você pode procurar o som ideal para você, mas atenção: nem todo mundo gosta, só que você viu nesta série de amigos do sono que não faltam opções de atividades e recomendações de hábitos que vão te ajudar a dormir melhor! 

Boa noite!

Compartilhar artigo

Descubra mais conteúdo sobre:

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email