Como dormir com animais de estimação na cama e no quarto

04 de outubro, 2021

Como dormir com animais de estimação na cama e no quarto

Você tem algum pet? Bom, se a resposta for não, com certeza você conhece alguém que tem pra mandar esse post. Afinal, pode ou não dormir com animais de estimação no quarto? E na cama? A gente vai responder.

4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais, data comemorativa que tem como principal objetivo a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados com os animais domésticos e silvestres.

O Brasil tem 48 milhões de domicílios com animais de estimação, o que faz de nós o quarto país do mundo com mais pets. A maioria deles são cachorros, presentes em 46,1% dos lares brasileiros. Já os gatos estão em 19,1% das casas. 

Dúvidas sobre dormir com animais estão entre as mais pedidas das redes sociais do Persono e tem dia melhor para falar sobre isso que hoje?

O travesseiro Persono é usado para monitorar o sono e é recomendado pelos atletas do Time Brasil e pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Pode dormir com animais de estimação na cama?

Sim, pode dormir com os animais de estimação no quarto sem nenhum problema. Se for deixá-los na cama, porém, alguns cuidados para a sua saúde e a do bicho precisam ser tomados.

Aliás, essa é uma prática bastante comum. Algumas pesquisas apontam que metade dos tutores de cachorros deixam eles dormirem na cama. Grande vantagem, é claro, para os bichinhos menores: 62%. Para os cachorros grandes, o número cai para 32%.

Abaixo, você vai conhecer as vantagens e desvantagens de dormir com o seu animal de estimação.

3 benefícios de dormir com o seu pet

Só vantagens para a saúde mental

São muitas as evidências científicas de que a companhia de bichos de estimação só faz bem para a saúde mental. Não é à toa que existem animais de assistência emocional para pacientes com alguns distúrbios. No Rio de Janeiro, por exemplo, esses pets com dupla função e seus tutores têm os mesmos direitos de acesso a ambientes que cães-guia para deficientes visuais. 

Estar na presença de um animal de estimação eleva os níveis de ocitocina do tutor. A ocitocina (ou oxitocina) é conhecida como “hormônio do amor” por aumentar a sensação de bem-estar, consequentemente melhorando o sono e reduzindo episódios de insônia.

Aumenta a sensação de segurança

Ter medo de dormir sozinho ou da escuridão não é coisa de criança. As fobias podem aparecer em qualquer fase da vida e devem ser respeitadas e cuidadas. 

Dormir com animais de estimação tem esse efeito de transmitir segurança e reduzir o medo que algumas pessoas sentem durante a noite. Para elas, ter o pet enquanto estão dormindo aumenta a sensação de conforto e também a qualidade do sono.

Melhora na saúde do coração

Acariciar um bicho de estimação traz uma sensação tão boa no corpo que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial das pessoas. Isso é chamado de “efeito pet”. 

Mesmo que você decida não dormir com o seu animal de estimação, boas notícias: apenas o fato de tê-lo já traz benefícios para a saúde cardiovascular, diz a Associação Americana do Coração.

2 perigos em potencial de dormir com o seu pet

Diminuição da qualidade do sono

Independente do tamanho do bicho, você vai perder espaço na cama para ele, o que por si só atrapalha a qualidade do sono

Os cachorros têm o sono normalmente muito leve devido ao seu estado de alerta constante. Com isso, eles podem se mexer muito e acabar atrapalhando a arquitetura do sono e acordando o seu tutor.

Já os gatos estão fora de cogitação, já que eles são animais de hábitos noturnos.

Tem mais: dormir animais na cama, especialmente cachorros, faz a pessoa se movimentar mais durante a noite e aumenta a chance de disrupções do sono. 

Agravamento de alergias

Pessoas alérgicas sabem que os sintomas tendem a se agravar durante a noite. Some isso ao fato de os cachorros carregarem consigo poeira, pólen e caspa, entre outros. É a receita perfeita para uma crise de alergia.

Se você tiver algum tipo de reação a esses elementos e decidir dormir com animais de estimação, garanta que eles estejam bem limpos antes de subir na cama para minimizar (não eliminar) os riscos. 

É importante também adquirir travesseiros, colchão e roupa de cama feitos em materiais antialérgicos, além de lavá-los com mais frequência, usando água quente e produtos adequados.

Agora, se a alergia é ao pelo do bicho… Melhor deixá-lo mesmo fora da cama. 

Crianças podem dormir com animais de estimação?

Tudo o que foi dito até agora é com base em estudos em adultos. Deixar um filho ou filha dormir com animais de estimação frequentemente é desencorajado, mas essa história pode estar mudando. 

Um estudo pioneiro mostrou que crianças e adolescentes também podem se beneficiar de dormir com um pet. Os padrões de sono daqueles que dividiram a cama com um bichinho de estimação foram similares àqueles que dormiam sozinhos.

Os benefícios dessa companhia a longo prazo variam de criança para criança, mas a curto prazo já se sabe que o pet aumenta a sensação de segurança e conforto na hora de dormir.

Cuidados com bichos de estimação na cama 

Se depois de ler todos os benefícios e os perigos de dormir com animal de estimação você decidir abrir um espaço para ele na sua cama, fique atento às dicas abaixo:

1. Bichinhos de estimação só acima das cobertas, o que ajuda a minimizar o transporte de sujeiras, ácaros e alergênicos para a cama. 

2. Somente quando ele estiver limpo. Se você não vai para a cama sem banho depois de sair da academia, seu pet também não deveria subir no colchão depois de um dia agitado. Questão de higiene e prevenção de doenças.

3. Leve o pet para fazer necessidades antes de ir para o quarto, assim você evita acidentes indesejados. 

4. Siga à risca os tratamentos preventivos contra pulgas e carrapatos para evitar que eles acabem no seu colchão.

5. Use protetores para a roupa de cama, incluindo travesseiros e colchão, o que ajuda a aumentar a sua durabilidade ou pelo menos desacelerar os danos se você decidir dormir com animais de estimação.

6. Regras são para ser seguidas. Se você não quer seu pet no travesseiro ou que ele fique perto da sua cabeça, estabeleça regras sem abrir exceções. 

E aí, vai dormir com animais de estimação ou não? Boa noite!

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email