Como anda a qualidade do seu sono?

11 de novembro, 2020

Como anda a qualidade do seu sono?

Uma boa noite de sono deveria ser reparadora, mas para muitas pessoas a ideia de acordar totalmente descansado não é uma realidade. Mesmo dormindo por uma certa quantidade de horas é possível não acordar bem e o motivo para isto é muito simples: o tempo passado na cama nem sempre se reflete em qualidade do sono.

Dormir não é um desperdício de tempo, enquanto dormimos o nosso corpo desempenha uma série de atividades importantes que vão muito além de um simples descanso. Durante o sono, nossos hormônios são liberados e regulados; nosso corpo elimina toxinas; nossos tecidos se regeneram e nossa memória se consolida, entre tantas outras funções importantes para a manutenção da nossa saúde. Por isso é tão importante dormir bem.

O ideal do sono reparador

Quando falamos em sono, qualidade é tão importante quanto quantidade. Não basta dormir um número satisfatório de horas, é preciso dormir bem para que o corpo realize todas as funções necessárias. 

O sono ruim afeta nossa capacidade de concentração, humor, memória, produtividade e saúde. Enquanto um sono de qualidade é tão importante para uma vida saudável quanto a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. A qualidade dos nossos dias está totalmente ligada à qualidade das nossas noites, pois um sono reparador é o primeiro passo para um bom dia.

Nosso sono é composto por uma série de ciclos que se sucedem até chegarmos ao chamado sono REM, que é a etapa mais profunda e mais importante do dormir, é nesta etapa, por exemplo, que sonhamos. Ao longo da noite estes ciclos entre o sono mais leve e o sono REM devem se repetir algumas vezes para que o sono seja efetivo.

Como medir a qualidade do sono?

Existem alguns sinais que podem indicar que você não está tendo um sono de qualidade. Muitos deles estão na forma como você acorda: cansaço, dores e indisposição podem ser um mal sinal. Acordar durante a noite e ter pesadelos frequentes também não são bons indicadores.

Mas o seu dia também pode revelar indícios de uma noite mal dormida: sonolência diurna é um sinal muito importante, assim como baixa produtividade, memória fraca, mau humor, falta de disposição, ganho de peso e desejo excessivo por alimentos ricos em gorduras e carboidratos. 

Estar atento aos sinais que o seu corpo envia é muito importante para notar que há algo errado e buscar soluções adequadas.

O que fazer quando você percebe que não tem um sono de qualidade?

Não deixe que a preocupação com a má qualidade dos seu sono faça você perder o sono de vez. A verdade é que um sono ruim pode ter muitas causas: a preocupação momentânea com alguma situação, uma configuração inadequada no seu quarto, o uso excessivo de bebidas a base de cafeína, a falta de um ritual adequado antes de dormir, o uso excessivo de telas como TV, computador e celular ou até mesmo um problema de saúde.

O primeiro passo é observar a sua rotina e o seu lugar de descanso em busca de pistas do que pode estar atrapalhando o seu sono. Se você conseguir identificar, fica mais fácil de agir e corrigir o que está errado.

Mudanças simples como escurecer o quarto, evitar tomar café nos períodos da tarde e noite, não fazer refeições pesadas antes de dormir e não levar o celular para a cama também podem ter um impacto positivo no seu sono. A adoção de hábitos para desligar antes de dormir, como diminuir as luzes ou tomar um banho quente, é uma outra ação que pode ajudar.

Se mesmo assim você não conseguir recuperar a qualidade do sono, pode ser necessário procurar um profissional especializado. A medicina do sono é uma área em crescimento e os médicos que atuam nesta área vão conseguir identificar possíveis distúrbios e indicar tratamentos que possam lhe ajudar a recuperar aquela sensação gostosa de descanso ao acordar.

Se você quiser saber mais sobre a medicina de sono, pode conferir neste link a entrevista que fizemos com a Dra. Andréa Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.

Compartilhar artigo

Leia também

Arrow
Arrow
Faça parte da comunidade Persono
Enviaremos somente conteúdos relevantes para contribuir com a qualidade do seu sono e não encher a sua caixa de email